Armamentista, o vereador é um dos principais defensores das ideias do presidente Bolsonaro. Foto: CMFor.

Um dos principais defensores do armamento da população na Câmara Municipal de Fortaleza, e discípulo das ideias do presidente Jair Bolsonaro, o vereador Inspetor Alberto (PROS), foi eleito presidente da Comissão de Segurança Cidadã, durante reunião do colegiado, na manhã desta terça-feira (16). Outros colegiados ainda aguardam para ser montados, como é o caso da Comissão dos Direitos Humanos, que teve eleição anulada pelo presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), após escolha do nome da vereadora bolsonarista, Priscila Costa (PSC).

A Comissão de Segurança Cidadã tem a função de acompanhar, debater, discutir e sugerir soluções para as problemáticas da Segurança Pública do Município. Contando também com a participação popular, o colegiado ainda acompanha a elaboração de políticas e programas da área da segurança.

Dentro de suas prerrogativas de ser mais um instrumento do Legislativo Municipal na procura de garantir mecanismos eficazes em prol da cidade, a Comissão de Segurança Cidadã ainda pode realizar, diretamente ou por meio parcerias, estudos e pesquisas de interesse da segurança.

Para coordenar os trabalhos da Comissão nos próximos dois anos (2021-2022), o colegiado elegeu como presidente, o vereador Inspetor Alberto  e como vice, Paulo Martins (PDT). Alberto é ex-assessor do deputado estadual bolsonarista, André Fernandes, e é conhecido por ter feito vídeo atirando com arma de fogo contra uma foto do ex-presidente Lula. Em suas redes sociais, é comum o parlamentar chamar seus desafetos, como o ex-prefeito Roberto Cláudio e o governador do Estado, Camilo Santana, de “vagabundo”.

“É uma oportunidade marcante que recebemos aqui, e vamos trabalhar para modificar esse panorama de violência na cidade, pois quando se trata da vida do cidadão de bem, ela tem que ser preservada. Fortaleza está esperando muito trabalho dessa comissão, e por isso temos que honrar a confiança do povo, colocando em votação tudo que é da área de segurança pública”, disse o parlamentar após escolha de seu nome.

Além dele e de Paulo Martins, compõem o grupo os vereadores: Pedro Matos (PROS), Erivaldo Xavier (PSC), Germano He-Man (PMB), Carlos Mesquita (PDT) e Michel Lins (Cidadania).

Ainda na manhã desta terça-feira (16), o vereador Júlio Brizzi (PDT) foi eleito presidente da Comissão de Cultura e Esporte, comissão essa que ele quer atribuir também a função de cuidar da juventude. Lúcio Bruno (PDT) foi escolhido como o vice-presidente do grupo. Os demais membros: Danilo Lopes (Podemos), Ana Aracapé (PL), Larissa Gaspar (PT), Gabriel Aguiar (PSOL), Professor Ernilson (Cidadania).

“É uma grande responsabilidade assumir a presidência de uma comissão tão importante como esta, mas, ao mesmo tempo, uma enorme satisfação poder contribuir para o desenvolvimento cultural e incentivo ao esporte, principalmente para os jovens da nossa cidade”, afirmou Júlio na ocasião.

Anulada

As comissões de Saúde e dos Direitos Humanos ainda não tiveram seus presidentes escolhidos. Na semana passada, a vereadora Priscila Costa havia sido eleita presidente do colegiado dos Direitos Humanos, mas a decisão foi anulada pelo presidente da Mesa Diretora, Antônio Henrique, uma vez que membros do grupo tinham sido trocados sem aviso formal para a Casa.

Uma nova votação para a Comissão dos Direitos Humanos deve acontecer nesta quarta-feira (17), a partir das 9h30, segundo informou o Departamento de Comissões da Câmara Municipal. O mesmo deve acontecer com o colegiado de Saúde, que terá seu presidente e vice escolhidos na mesma data.

Veja lista de presidente e vice das comissões temáticas da Câmara Municipal de Fortaleza:

Cultura e Esporte
Júlio Brizzi (PDT)
Lúcio Bruno (PDT)

Segurança
Inspetor Alberto (PROS)
Paulo Martins (PDT)

Desenvolvimento Econômico
Carmelo Neto (Republicanos)
Marcelo Lemos (PSL)

CCJ
Lúcio Bruno (PDT)
Jorge Pinheiro (PSDB)

Direitos do Consumidor
Luciano Girão (PSD)
Estrela Barros (REDE)

Comissão de Orçamento
Léo Couto (PSB)
Renan Colares (PDT)

Meio Ambiente
Bruno Mesquita (PROS)
Gabriel Aguiar (PSOL)

Educação
Professor Enilson (PSB)
Renan Colares (PDT)

Direitos Humanos:

 

Saúde: