A solenidade aconteceu virtualmente. Foto: Reprodução.

A defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas, participou da solenidade de posse da nova diretoria da Associação das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec). A defensora pública Andrea Coelho foi empossada como presidente para o biênio 2021-2022. A solenidade ocorreu de modo virtual com transmissão pelo YouTube da Adpec.

“Neste momento desafiador que o mundo está passando com a pandemia do novo coronavírus, ressalto três características importantes para todas e todos: empatia, diálogo e coragem. A Defensoria Geral estará sempre de portas abertas para o diálogo profícuo de fortalecimento da Defensoria Pública do Ceará”, destacou Elizabeth Chagas.

No início da cerimônia, a presidenta do biênio 2019/2020, Amélia Rocha, fez o seu discurso onde pontuou os avanços e desafios vividos por sua gestão. “Foi um período de muito trabalho e muitas conquistas, sem alardes e sem vaidades, sempre nos pautando na compreensão de que, enquanto defensoras e defensores públicos, somos meios para um fim constitucionalmente determinado: garantir o efetivo acesso à Justiça à pessoa em condição de vulnerabilidade e tão necessitada de Justiça”, declarou Rocha.

A presidenta empossada, Andréa Coelho, convidou todos os membros da nova diretoria para realizar a leitura do termo de compromisso e fez discurso de posse. “Nunca é demais lembrar que somos todos responsáveis pelo crescimento e pelo amadurecimento institucional, sendo a união de forças essencial para o alcance desse objetivo. Só há desenvolvimento de nossa Instituição quando há o engajamento e a participação de todos e todas que dela fazem parte”, discursou a presidente.

A cerimônia também contou com a presença do deputado estadual Renato Roseno; do defensor chefe da Defensoria Pública da União no Ceará, Carlos Eduardo Paes; da diretora do Fórum Clóvis Bevilácqua, Ana Cristina Esmeraldo; da Vice-presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos e presidenta eleita para o próximo biênio, Rivana Ricarte; do presidente da Anadep, Pedro Paulo Coelho, da ouvidora geral do Ministério Público no Ceará, Isabel Porto; do presidente da OAB-Ceará, Erinaldo Dantas, do vice-presidente da associação dos auditores de controle externo do TCE, Carlos Sérgio Mororó, do presidente da Associação Cearense do Ministério Público, Aureliano Rebouças.

Fonte: Defensoria Pública Geral do Ceará.