Este ano houve aumento de matrículas se comparado a 2020. Foto: SME/divulgação.

Alunos da rede municipal de ensino de Fortaleza iniciarão o ano letivo de 2021 nesta quinta-feira (28). As aulas acontecerão de forma remota por causa da pandemia da Covid-19. Além do material escolar, livros e conteúdos complementares, os estudantes receberão kit de alimentação.

Segundo a secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha, houve redução da evasão escolar se comparado com o último ano. Em 2020 eram 231 mil alunos matriculados. Em 2021, a quantidade passou a ser 235 mil.

De acordo com a Prefeitura, isso demonstrou eficácia dos vínculos dos estudantes com a escola durante o ensino remoto, que se deu pelo esforço dos gestores e professores. O registro de devolutivas das atividades realizadas pelos alunos, bem como interação com professores foi de 98%.

A Secretaria Municipal de Educação continuará realizando as formações continuadas para os professores de forma virtual, a partir de fevereiro. As capacitações acontecem em horário de planejamento e contribuem para embasamento dos conteúdos em sala de aula.

Kit Alimentar

Cerca de R$ 10 milhões são custeados pelo Tesouro Municipal para oferecer a proteção alimentar das crianças. A cesta básica será entregue a partir da segunda quinzena de fevereiro. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, o objetivo será complementar a alimentação dos estudantes com carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.

Kit pedagógico

Até o final de fevereiro, os alunos receberão cadernos, canetinhas, lápis de grafite, lápis de cor, borracha, cola e tesoura, que fazem parte do kit pedagógico. Além disso, materiais complementares (livros e cartilhas) disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) serão distribuídos para suplementar o aprendizado.

Tablets e chips

242 mil estudantes receberão chips com internet de até 20 GB. 21 mil tablets serão entregues para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) IV para o desenvolvimento das atividades escolares em casa. A aquisição das tecnologias está em fase de licitação e devem ser entregues 45 dias após a contratação da empresa vencedora do processo.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.