Em nota, partido lembra ataques sofridos por Luizianne Lins. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

A executiva municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza se reuniu na manhã desta terça-feira (17) e decidiu, por unanimidade, que vai apoiar a candidatura de Sarto (PDT) a prefeito no segundo turno da campanha. A sigla petista, desde 2012, atuou como oposição a gestão do prefeito Roberto Cláudio, atualmente, presidente da agremiação pedetista.

Com a decisão da cúpula do PT na Capital, caso Sarto ganhe a disputa no dia 29 de novembro, o Partido dos Trabalhadores, em quase uma década, deixará de atuar como sigla oposicionista e passará a fazer parte de uma eventual base governista. O grêmio  reelegeu os três vereadores que atuam na Câmara Municipal atualmente. Sã eles: Guilherme Sampaio, que preside a sigla em Fortaleza; Ronivaldo Maia e Larissa Gaspar.

Em nota, o PT lembra os ataques que a candidata Luizianne Lins sofreu durante a disputa eleitoral, mas destaca que o objetivo da legenda é lutar contra o avanço do bolsonarismo na Capital cearense, e por conta disso orienta seus filiados e simpatizantes a votar na chapa encabeçada por Sarto e Élcio Batista (PSB).

“A Executiva Municipal do PT Fortaleza orienta seus filiados e simpatizantes para a tarefa prioritária de derrotar a proposta fascista para nossa cidade, através  do voto na candidatura do Partido Democrático Trabalhista, em apoio aos candidatos José Sarto e Élcio Batista neste segundo turno”, diz o texto.

A orientação do governador Camilo Santana, na tarde da última segunda-feira (16), convocando todos os partidos a apoiar a candidatura de Sarto também foi levada em consideração pela executiva municipal do PT. Outros partidos devem seguir a mesma decisão, o que poderá enfraquecer a candidatura do adversário da candidatura pedetista, Capitão Wagner (PROS).

Veja a nota do PT para seus filiados e simpatizantes:

O PT agradece o reconhecimento do povo de Fortaleza pela expressiva votação alcançada por nossa candidata á prefeita e por nosso candidato a vice-prefeito, Luizianne Lins e Vladyson Viana, assim como por nossa chapa de vereadores e vereadoras, que estará representada entre as maiores bancadas na Câmara Municipal.

Diante de uma disputa dura e desigual como a que enfrentamos, onde fomos injustamente atacados, a marca alcançadas de 227.470 votos expressa claramente o reconhecimento de nossa população aos governos de Luizianne, o afeto e a identificação de nosso povo com sua honestidade, combativamente e capacidade política.

A dimensão desse resultado impõe ao PT Fortaleza a responsabilidade política de apontar rumos para o futuro de nossa cidade e exercer na Câmara o papel fiscalizatório e legislativo que nos cabem, em sintonia com o programa e propostas que apresentamos durante a campanha.

Acima de tudo, o PT tem a responsabilidade política de combater o projeto fascista de Bolsonaro e seus retrocessos par a classe trabalhadora. Não nos omitiremos dessa tarefa.

Nesse sentido, a Executiva Municipal do PT Fortaleza orienta seus filiados e simpatizantes para a tarefa prioritária de derrotar a proposta fascista para nossa cidade, através  do voto na candidatura do Partido Democrático Trabalhista, em apoio aos candidatos José Sarto e Élcio Batista neste segundo turno.