Bolsonaro pediu votos para Capitão Wagner durante live no início do mês de novembro. Foto: Reprodução.

Com exceção de Capitão Wagner (PROS), aprovado para o segundo turno das eleições em Fortaleza, os candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Ceará não se deram bem na eleição do último domingo (15).

Os dois candidatos a vereador em Fortaleza citados em transmissão ao vivo de Bolsonaro nas redes sociais, além do candidato a prefeito de Sobral, acabaram não atingindo seus objetivos.

No último dia 5 de novembro, Jair Bolsonaro pediu votos para dois candidatos a vereador em Fortaleza: Alex Ceará (PSC) e Cely Duarte (Podemos). Alex teve apenas 955 votos, enquanto Cely 2.519, votações insuficientes para conseguirem uma das 43 vagas na Câmara Municipal de Fortaleza.

Em Sobral, Oscar Rodrigues (MDB), que havia recebido apoio de Bolsonaro para derrubar os irmãos Ferreira Gomes, acabou derrotado por Ivo, que obteve 59% dos votos, contra 40% do emedebista.

Exceção

Obviamente, a grande exceção dentre os apoiados pelo presidente no Estado, é Capitão Wagner que disputará o segundo turno em Fortaleza com Sarto Nogueira (PDT).

O apoio do presidente, no entanto, não pareceu surtir efeito positivo, visto que Wagner já brigava pela liderança nas intenções de voto, segundo as pesquisas, quando recebeu o apoio.

Sarto teve 35,72% dos votos, contra 33,32% de Wagner.

Capitão Wagner teve nacionalmente o melhor desempenho de um candidato a prefeito de Capital que recebeu apoio explícito de Bolsonaro. Além dele, apenas o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, também conseguiu passar para o segundo turno, apesar de pontuação bem abaixo do ex-prefeito Eduardo Paes (37% x 21%).