Lene Rodrigues candidata a vice e Samuel Braga candidato a prefeito da Capital. Foto: Divulgação.

O Patriota foi o primeiro partido a lançar, oficialmente, um candidato a prefeito em Fortaleza. O presidente da sigla no Estado, ex-vereador Samuel Braga, foi escolhido, nesta segunda-feira (01/09), como o nome da legenda para a disputa majoritária deste ano na Capital cearense. A agremiação vai lançar também 62 postulantes que vão concorrer as 43 vagas na Câmara Municipal.

“Eu fui lançado pelos candidatos a vereador como candidato a prefeito. Eles me chamaram para essa missão e eu resolvi aceitá-la”, disse o postulante, afirmando ainda que toda a discussão sobre o seu nome se deu há cerca de três meses através de um grupo dos pré-candidatos do Patriota nas redes sociais. Nesse período, Braga era sequer citado na imprensa local como um dos pretensos postulantes ao cargo de prefeito.

O partido vai para a disputa totalmente isolado, tanto que lançou a advogada Roberlene Rodrigues, também do Patriota, como a candidata a vice-prefeita. A primeira chapa a apresentar uma mulher como postulante ao segundo principal cargo da gestão municipal.

O Patriota era um dos partidos que davam sustentação à base governista do prefeito Roberto Cláudio, e antes de definir posição de lançar um nome próprio para a disputa, Samuel Braga comunicou ao chefe do Poder Executivo Municipal. “Isso aí é passado, resolvemos tomar nosso rumo com candidatura própria, de forma independente. Já comunicamos ao prefeito. Foi uma decisão feita por unanimidade, e agora vamos ver até onde vai chegar a candidatura do Patriota”, disse.

O pré-candidato a prefeito pelo PSL, deputado Heitor Freire, chegou a comunicar que havia dialogado com o presidente do Patriota, destacando que as conversas com a legenda estavam avançadas. Samuel Braga, porém, destacou que nenhum compromisso foi firmado após a conversa entre os dois. “Ele (Freire) soltou aquilo na imprensa e achamos que a melhor resposta foi essa”, rebateu Samuel.

A convenção que confirmou candidatura de Braga aconteceu no Hotel Amuarama, bairro de Fátima, e contou com alguns dos candidatos a vereador do Patriota. A sigla lança 62 nomes ao Legislativo Municipal, sendo 42 homens e 18 mulheres. A perspectiva da legenda é eleger ao menos dois vereadores, e a depender do chamado voto de legenda, conquistar mais uma cadeira somando três na Câmara de Fortaleza.

Chamou atenção a presença do deputado estadual Bruno Gonçalves, do PL, no evento. Segundo Braga, o parlamentar esteve na convenção apenas para prestigiar, já que são aliados políticos. Gonçalves está envolvido em polêmica na Assembleia Legislativa, após ter áudio vazado onde ele fala de um possível esquema de “compra” de apoio para reeleger sua mãe, a vereadora Marta Gonçalves (PL).

“Vaquinha”

Nas eleições de 2016, o Patriota elegeu dois vereadores: Marta Gonçalves e José Freire. Gonçalves deixou a sigla e ingressou no PL, partido presidido pelo marido, o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves. Já José Freire ingressou no PSD durante o processo de desfiliação e filiação, conhecido como “janela partidária”, que ocorreu até o início de abril passado.

Por ser uma legenda “nanica”, sem muitos recursos financeiros para atravessar uma campanha eleitoral que requer muitos investimentos financeiros, Braga afirmou ao Blog do Edison Silva que precisará ser criativo, caso queira atingir o maior número de eleitores. “Pretendemos fazer campanha a base da ‘vaquinha’, com doadores. Acreditamos que muitos dos nossos eleitores vão participar disso”, afrimou.

Plano de Governo

Apesar de ter se lançado como candidato a prefeito de Fortaleza, Samuel Braga ainda não se debruçou sobre seu plano de governo para a cidade.  Segundo disse, a proposta deve ser montada no decorrer dos próximos dias baseado nos problemas enfrentados pela população. “Vamos ter participação de diversos segmentos da sociedade e com as ideias desses interlocutores, vamos montar nosso plano de governo”, disse.

Samuel Braga foi vereador de Fortaleza de 1983 a 1992. Durante este período foi defensor da causa ambiental, propondo a realização da CPI das Praças e CPI da Poluição Ambiental. Mesmo sem mandato eletivo, atuou nos bastidores da política local, ajudando a construir o Partido Verde (PV) no Ceará, bem como o PHS. Ele foi um dos fundadores do Partido Ecológico Nacional (PEN), atualmente, denominado de Patriota.