Capitão Wagner e Kamila Cardoso ao lado de seus familiares na convenção partidária. Foto: Miguel Martins.

Em convenção partidária realizada na manhã desta segunda-feira (07), o deputado federal Capitão Wagner (PROS) confirmou sua candidatura a prefeito de Fortaleza. A candidata a vice-prefeita na chapa majoritária é a advogada Kamila Cardoso (Podemos), ligada ao setor de saúde e inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência.

O nome de Kamila só foi confirmado na noite do domingo (06), após outros correligionários terem sido sondados. A vereadora Priscila Costa (PSC), a empresária Gaída Dias (Republicanos) e até o ex-deputado estadual Roberto Mesquita (PROS) foram sondados e até convidados para o lugar de vice, mas acabou sendo a indicação feita pelo senador Eduardo Girão, também do Podemos, o nome definido.

Em entrevista ao Blog do Edison Silva, Wagner afirmou que sua vice “simboliza nosso desejo de cuidar das pessoas. Ela é da área de assistência social que é tão debilitada, e com a pandemia ficou ainda mais urgente esse cuidado. A questão social envolve muita coisa”, disse.

Segundo o candidato, além da área de assistência social, sua campanha focará na apresentação de propostas de melhoria da saúde, além da geração de empregos. “São essas as principais áreas. Mas por ser profissional de segurança, temos um olhar diferenciado para a Segurança Pública de nossa cidade”, explicou.

“Queríamos uma pessoa com conhecimento técnico, com capacidade de gestão, e agora temos uma advogada capacitada, que luta e milita defendendo justamente àqueles que não têm acesso à saúde; uma pessoa honesta, sem os vícios da má política; e, principalmente, que tem comprometimento e paixão pelo que faz. Juntos, nós vamos fazer uma Fortaleza de todos. Unir essa cidade, que, mais do que nunca, precisa de um olhar especial para a área social.” – (Capitão Wagner)

Kamila Cardoso, que é advogada e milita no campo da acessibilidade de cadeirantes em Fortaleza, esclareceu que pretende contribuir especialmente na área social. “Aceitei o convite feito pelo Capitão, então o que eu espero poder é contribuir para a prefeitura e para nossa sociedade no social. É um olhar mais inclusivo, um olhar mais voltado para todas as pessoas que não têm acesso a algum tipo de política pública, e dar voz à população que está aí silenciosa”, disse a candidata a vice-prefeita.

Capitão Wagner atraiu para seu arco de alianças partidos políticos do espectro mais à direita, muitos deles alinhados a Jair Bolsonaro. Alguns deles, inclusive, pessoas que têm relações pessoais com o presidente da República. O parlamentar é considerado o nome do Governo Federal na disputa à Prefeitura de Fortaleza.

“Estou feliz com os apoios que vieram. Muitas pessoas que têm relações pessoais com o Bolsonaro e todo esse apoio é bem vindo. Mas o Bolsonaro já declarou que de forma nenhuma vai apoiar qualquer candidato no primeiro turno”, destacou o postulante.

500 candidatos

Além do PROS, a coligação em torno da candidatura de Wagner é formada por Republicanos, Podemos, Avante, PSC, PMN, PMB, PTC e DC. Apesar do pouco tempo de TV que essas agremiações podem oferecer durante a propaganda eleitoral, Wagner disse estar “tranquilo”, uma vez que aposta na construção de até 500 candidaturas aliadas. Em 2016, a coligação que trabalhou em torno da sua candidatura era formada por apenas 100 candidatos à Câmara Municipal de Fortaleza.

“Temos 500 candidatos a vereador que vão defender nossas bandeiras em todos os locais. Vamos trabalhar com força nas redes sociais e nas ruas, respeitando todos os protocolos sanitários, sempre colocando a vida em primeiro lugar. Queremos garantir nossa estada no segundo turno. Lá é tudo igual, e que vença o melhor”, afirmou Capitão Wagner.

Os dirigentes dos principais partidos que apoiam a candidatura de Capitão Wagner estiveram presentes à convenção que lançou o nome do deputado federal a prefeito de Fortaleza. Estavam: a vereadora Priscila Costa, presidente municipal do PSC; Fernando Torres, presidente do Podemos no Estado; Tomaz Holanda, presidente do PTC estadual; e Cabo Sabino, vice-presidente do Avante no Ceará.

Membros do PSDB

O candidato a prefeito de Caucaia, Vitor Valim, e o candidato a vice, Deusinho Filho, ambos do PROS, também compareceram ao evento. O deputado estadual suspenso da Assembleia Legislativa, André Fernandes (Republicanos), também prestigiou o lançamento da candidatura de Wagner.

Chamou a atenção a presença de membros do PSDB ligados ao grupo liderado por Roberto Pessoa, pré-candidato a prefeito de Maracanaú. Além de Pessoa, estiveram presentes o ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara; o deputado federal Danilo Forte, a deputada estadual Fernanda Pessoa, o deputado estadual Nelinho e o prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça.