Por enquanto, a pré-candidatura petista em Fortaleza segue carreira solo, a exemplo do que ocorreu em 2016. Foto: Divulgação.

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza, o vereador Guilherme Sampaio, defende o dia 13 de setembro como data para realização da convenção municipal da legenda que anunciará a candidatura petista para Prefeitura, bem como os quadros que devem disputar uma das vagas para a Câmara Municipal.

A executiva do grêmio se reúne no fim da tarde desta segunda-feira (01/09) para definir como o partido deve se comportar nesta fase antes da campanha eleitoral propriamente dita.

O Partido dos Trabalhadores ainda está discutindo internamente, e com atores externos, que rumos deve tomar no pleito eleitoral deste ano. Na última semana, a pré-candidata Luizianne Lins, se reuniu com o governador Camilo Santana, e com o ex-secretário do Governo do Estado, Nelson Martins, onde tentaram encontrar um denominador comum sobre a situação da legenda no xadrez político local.

Na reunião, Luizianne reiterou interesse em manter sua pré-candidatura, ainda que defenda a tese de que Martins se coloque como cabeça de chapa, com o apoio do PDT, do prefeito Roberto Cláudio. Ao fim do encontro, a palavra de ordem é tentar evitar conflitos com os pedetistas durante o primeiro turno das eleições municipais deste ano, caso não seja possível uma aliança entre as duas siglas.

No mesmo dia, quinta-feira (27), o prefeito Roberto Cláudio participou de debate com os cinco pré-candidatos do PDT, através das redes sociais, e confirmou que a sigla apresentará um nome aos partidos aliados. O PT, por outro lado, até o momento, se encontra isolado na disputa eleitoral, a exemplo do que aconteceu em 2016, quando Luizianne Lins ficou na terceira posição entre os candidatos ao pleito daquele ano.

De acordo com Guilherme Sampaio, a discussão e escolha do candidato a vice-prefeito só se dará mais próximo à convenção, após encerramento dos diálogos internos e externos do partido. “Proporei a convenção no dia 13, mas a deliberação será da executiva”, disse.

Sobre a chapa proporcional, o dirigente destacou que o partido resolveu apresentar um colegiado amplo e diverso. “Há vereadores, ex-parlamentares, pré-científico de sindicatos importantes, líderes de movimentos populares nos bairros, quadros de movimentos sociais de juventude, mulheres, cultura, Lgbt, movimento negro”, enumerou.

Câmara Municipal

Entre os nomes que se destacam na legenda para o Legislativo Municipal estão os três vereadores petistas atualmente com cargo na Câmara de Fortaleza (Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar, Ronivaldo Maia), o ex-deputado federal Eudes Xavier, além de nomes ligados a sindicatos.

No decorrer das últimas semanas, ocorreram algumas desistências e alguns acréscimos entre os nomes do PT que pretendem disputar vaga para a Câmara Municipal, mas como foi deliberado no encontro do partido, até a convenção a executiva poderá fazer os ajustes necessários. “De maneira geral o perfil e o potencial eleitoral da chapa permanece o mesmo. As desistências foram de candidatos que iam tentar pela primeira vez”, explicou Guilherme.