O alvo de Leonardo Araújo é Domingos Filho, presidente estadual do PSD. Foto: ALECE.

Quando todos imaginavam que a sessão desta quinta-feira (20) ficaria totalmente focada na votação da suspensão imposta ao deputado André Fernandes (Republicanos), uma velha disputa entre parlamentares veio novamente à tona no plenário.

Um dos deputados que madrugaram para conseguir tempo no primeiro expediente da sessão, Leonardo Araújo (MDB), além de se mostrar contrário à punição do colega André Fernandes, aproveitou o pronunciamento para voltar a fazer acusações contra o ex-deputado, ex-presidente da Assembleia e ex-vice-governador, Domingos Filho (PSD).

Leia também:
Deputado requer votação da prestação de contas de ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará na década passada
Direção estadual do PSD/Ceará pede cassação do mandato do deputado Leonardo Araújo (MDB)

Sessão extraordinária

Durante o discurso de Leonardo, presidia a sessão a deputada Patrícia Aguiar (PSD), esposa de Domingos Filho. Araújo afirmou que irá solicitar à Mesa Diretora uma sessão extraordinária para fazer sua defesa antecipada, afirmando que trará provas contra o líder estadual do PSD.

Leonardo Araújo voltou a citar as contas da gestão de Domingos Filho como presidente da Casa e falou de acusações de fraude em licitação, utilização de funcionários fantasmas e uso de verbas para enriquecer rádio na região dos Inhamuns.

O parlamentar afirmou saber da gravidade das acusações que trazia, mas que provaria uma a uma no momento certo. Disse ainda que incluirá na sua defesa o teor de três processos que correm em segredo de Justiça contra Domingos Filho, afirmando haver uma ‘fábrica de fake news’ com funcionários lotados no gabinete de Patrícia Aguiar.

“Eu utilizei a tribuna, como deputado, para trazer denúncias contra o ex-presidente Domingos Filho. Meu posicionamento não é pelo deputado André Fernandes, meu posicionamentos é pelo Parlamento. O PSD no Ceará é movido por uma facção”, concluiu.

Pedido de resposta

Patrícia Aguiar partiu em defesa do esposo e do partido. Foto: ALECE.

Citada durante o pronunciamento, Patrícia Aguiar teve concedidos pelo presidente José Sarto (PDT) cinco minutos para se defender. Sem subir o tom de voz, afirmou que o PSD já tomou as medidas cabíveis em relação “às acusações criminosas feitas a mim e à minha família por parte do deputado Leonardo”, lembrando ser a terceira vez que ele usa a tribuna da Casa para constrangê-la.

A deputada insinuou que pode levar o caso ao Conselho de Ética. “No momento em que nós deputados aceitarmos esse tipo de comportamento como normal, isso aqui se tornará impossível de conviver. Tudo tem que ter um limite. Agressão pessoal, envolvendo família? Até nas guerras as famílias são preservadas”, exclamou, afirmando ainda ter muito orgulho da família que tem e que o deputado Leonardo Araújo terá que provar o que disse.

Venda de sentenças

O deputado Osmar Baquit (PDT), que já trocou acusações com Leonardo Araújo e quase chegou às vias de fato no plenário, também teve direito de responder ao colega, já que foi citou também durante no pronunciamento.

Leonardo afirmou anteriormente que Baquit havia dito que Domingos Filho negociava a venda de sentenças no Tribunal, referindo-se à época da votação que terminou por extinguir o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

“Estou me defendendo de acusações levianas, sem provas. Eu já fui aliado do Domingos (Filho), tivemos nossas diferenças, mas agora estamos novamente como aliados. Vou reafirmar o que eu disse no passado: a briga envolveu partidos, envolveu o Tribunal, que tinha se transformado em partido político, mas nego que tenha dito que Domingos Filho tenha negociado venda de sentenças. Se eu tivesse dito isso, como poderia hoje ser próximo dele e de sua família?”, afirmou Baquit.