Médica Mayra Pinheiro é secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do governo Bolsonaro.

“Declaração de auxiliar de Pazuello é ‘leviana e mentirosa’, diz gestão Doria

Mayra Pinheiro escreveu que os governadores e prefeitos de São Paulo, Rio e Ceará são os responsáveis pelas mortes por coronavírus que aconteceram em suas regiões

Resposta A secretaria de Saúde de São Paulo reagiu à publicação feita nas redes sociais por Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do governo Bolsonaro. Como mostrou a coluna, ela escreveu que os governadores e prefeitos de São Paulo, Rio e Ceará são os responsáveis pelas mortes por coronavírus que aconteceram em suas regiões.

Responsabilidade Por meio de nota, a gestão Doria classificou como “leviana e mentirosa” a afirmação da médica. “[A declaração]Tem o claro objetivo de camuflar a responsabilidade que deveria ter a União no combate à pandemia. Em vez de atacar o Governo de SP, a médica deveria coordenar uma força conjunta para diminuir o impacto da doença no país”, diz a gestão João Doria (PSDB-SP).

*Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

Comentário

Essas duas notas estão na Coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo, edição deste sábado (11). O Governo do Ceará não respondeu à Mayra, embora tenha sido citado na mesma declaração que a médica fez e que motivou a resposta do Governo paulista.

Mayra, em mais de uma eleição, foi candidata no Ceará pela legenda do PSDB. Em 2018 ela disputou uma vaga no Senado, compondo a chapa majoritária encabeçada pelo general Theophilo, candidato a governador, e com o senador eleito Eduardo Girão. A médica perdeu para o senador Cid Gomes.

Mayra e o general Theophilo, embora tenham sido candidatos tucanos, logo no início do Governo Bolsonaro, assumiram cargos importantes, respectivamente nos ministérios da Saúde e da Justiça. Ela continua no cargo. O general saiu do Governo quando Sergio Moro foi exonerado do Ministério da Justiça.