Postulantes são apresentados para suceder prefeito Roberto Cláudio, que conclui segundo mandato no fim do ano. Foto: Ascom/PMF.

A cidade de Fortaleza, ao que tudo indica, deve manter a quantidade de postulações dos pleitos passados.

Faltando pouco mais de um mês para o início das convenções e definição de coligações partidárias, dez partidos já apresentaram pré-candidaturas para as eleições deste ano. Alguns, porém, em diálogo com outras legendas, tendem a abrir mão de seus nomes, como é comum no processo de construção de alianças.

No entanto, como o pleito deste ano não permitirá coligação partidária para a disputa proporcional (para vereador e vereadora), alguns dirigentes acreditam que o ideal seria manter candidaturas majoritárias (para prefeito e vice) com o intuito de fortalecer os candidatos que tentarão uma das 43 vagas na Câmara Municipal de Fortaleza, através do chamado voto de legenda.

Oito candidatos disputaram as eleições municipais de 2016, e três deles pretendem disputar, mais uma vez, o pleito deste ano: Luizianne Lins, Capitão Wagner e Heitor Férrer. Em 2012, o número de candidaturas foi ainda maior: 10. Nos dois pleitos, Roberto Cláudio, o atual prefeito de Fortaleza, se consagrou vitorioso.

Na sexta-feira passada (17), na condição de presidente do PDT de Fortaleza, Roberto Cláudio, apresentou cinco nomes que devem disputar internamente o posto de candidato da sigla pedetista na Capital. O Município é de vital importância para os interesses futuros da legenda, e por isso, o grêmio não abrirá mão de indicar um postulante ao cargo de prefeito.

Samuel Dias, Idilvan Alencar, Salmito Filho, José Sarto e Ferruccio Feitosa são as apostas da legenda. Eles inciam uma série de debates virtuais nesta quarta-feira (22), tendo a participação da vice-governadora, Izolda Cela como mediadora.

No fim de semana, o PSOL decidiu pelo nome do deputado estadual Renato Roseno à disputa eleitoral em Fortaleza. Caso sua postulação seja consolidada em convenção, o socialista disputará sua terceira eleição a prefeito da Capital cearense.

Como o Blog do Edison Silva mostrou em matéria recente, Carlos Matos, do PSDB, apesar das dificuldades que são apresentadas em sua tentativa de ser o candidato tucano em Fortaleza, permanece atuando nos bastidores para fortalecer suas pretensões.

O Partido dos  Trabalhadores (PT) indicou o nome da deputada federal Luizianne Lins, que já administrou a cidade em outras duas ocasiões, de 2005 a 2012.

Célio Studart (PV) chegou a lançar pré-candidatura para a Capital, mas depois do evento que convocou sua militância, pouco se falou a respeito. Ao Blog, o postulante disse que segue em reuniões com a executiva nacional e pré-candidatos da chapa proporcional. Sobre a aliança nacional entre PSB, Rede, PDT e PV, Studart afirmou que ela não se reproduzirá em Fortaleza, ao menos no primeiro turno.

“Lançaremos pré-candidatura também virtual, e temos pleno apoio da executiva nacional no sentido em que, mais ainda neste ano, as campanhas se darão em um ambiente bastante virtual, através de redes sociais. E isso nos anima mais ainda, pois sabemos que nos leva para um debate onde conhecemos bem as ferramentas e temos grande adesão”, disse.

Heitor Férrer (SD) foi um dos primeiros políticos da Capital a colocar seu nome para a disputa. No entanto, sua pré-candidatura, até o momento, não atingiu a adesão que o pretenso postulante queria. Questionado sobre como estava o andamento das conversas com outras legendas, Férrer disse que estava “trabalhando”.

Pré-candidaturas

Capitão Wagner (PROS), por outro lado, vem articulando com outras legendas, muitas delas egressas da base governista, na formatação de uma coligação representativa para a disputa. Pré-candidato mais alinhado com a direita conservadora, ele já atraiu para sua composição os partidos PTC, DC, Avante, PSC, PMN, PMB, Republicanos e Podemos.

“Vamos continuar avançando. Tivemos a adesão de vários partidos e de políticos independentes, que vieram para nosso lado, mesmo os partidos deles estando do lado de lá”, disse o postulante.

Outros partidos que apresentaram pré-candidatos a prefeito foram o PSTU, com o pedreiro Zé Batista; o UP, que lançou o nome da professora Paula Colares; e o PCdoB, que está apostando no sindicalista Professor Anízio Melo. Algumas legendas também estudam lançar nomes, mas a tendência é que apoiem uma das pré-candidaturas colocadas.

Coligação

O PSL, por exemplo, pode estar alinhado com a candidatura de Capitão Wagner. No entanto, o presidente da sigla, o deputado federal Heitor Freire, colocou seu nome à disposição do grêmio.

Já o MDB está conversando com o maior número de partidos possível. Fala em candidatura própria, mas não tem um nome com potencial eleitoral.

O Partido NOVO até tentou emplacar o nome de Geraldo Luciano, mas por motivos profissionais, o executivo declinou da missão. A legenda não fará coligação na disputa majoritária.

Pré-candidatos apresentados:

PDT – (Idilvan Alencar, Salmito Filho, Ferruccio Feitosa, José Sarto, Samuel Dias)

PT – Luizianne Lins

PSOL – Renato Roseno

PSDB – Carlos Matos

PV – Célio Studart

SD – Heitor Férrer

UP – Paula Colares

PROS – Capitão Wagner

PSTU – Zé Batista

PCdoB – Professor Anízio Melo

E+

As convenções partidárias e definição de coligações acontecerão do dia 31 de agosto a 16 de setembro.

O prazo para registro de candidaturas se encerra no dia 26 de setembro.