Camilo Santana e Roberto Cláudio anunciaram novas medidas em transmissão conjunta. Foto: Reprodução.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, na tarde deste sábado (20), o governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) anunciaram a renovação do decreto estadual de isolamento social por mais 7 dias e que a Capital entrará, a partir de segunda-feira, na fase 2 do Plano de Retomada da Economia.

Camilo afirmou que o novo decreto seria publicado ainda neste sábado (20), com medidas a serem cumpridas a partir de segunda-feira (22), válidas por 7 dias.

O governador afirmou que Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, que estavam na Fase de Transição e onde também há redução dos números entram na Fase 1. Demais municípios continuam na Transição. Exceção de Sobral, que continua com isolamento social rígido, e Juazeiro do Norte que também entra em isolamento rígido por 7 dias.

Fortaleza mantém melhora dos índices

O chefe do Poder Executivo afirmou que Fortaleza segue diminuindo os indicadores de óbitos e casos confirmados, passando assim para a Fase 2 a retomada da economia, anuncia o governador Camilo Santana. Nova fase é válida por 14 dias.

O prefeito Roberto Cláudio lembrou que esse avanço só foi possível pelo fato de a Capital seguir melhorando seus indicadores sanitários de saúde. “Tivemos uma queda consistente no numero de óbitos, uma queda consistente e significativa da procura das UPAs e baixa na ocupação nos leitos de CTI e UTI”, explicou.

Roberto Cláudio afirmou que, nesta fase, mesmo com restrições sanitárias, restaurantes poderão abrir especificamente para almoço (9h às 16h), pois muitas atividades já estarão abertas e funcionários têm que almoçar. Além disso, atividades que já estavam liberadas para funcionamento, agora poderão fazê-lo com maior número de funcionários de forma presencial.

Igrejas e esportes

O prefeito da Capital afirmou ainda que templos religiosos poderão funcionar com 20% de sua ocupação. Além disso, atividades individuais de esportes também estão permitidas, embora a abertura de academias ainda não. “Para essas atividades, seguem as orientações de proteção, como o uso de máscara e álcool em gel”, ressaltou Roberto Cláudio.

Camilo Santana concluiu a “live” lembrando à população que ainda não temos a volta à vida normal.

“Seguimos com medidas restritivas e é importante que se respeitem as orientações. A obrigatoriedade do uso de máscara está mantida, segue proibido qualquer tipo de aglomeração em qualquer local do Estado do Ceará. As empresas são obrigadas a cumprir os protocolos. Quero fazer esse apelo, para que as pessoas respeitem esse decreto e possamos, daqui 14 dias, continuar esse protocolo”, afirmou.