General Theophilo se filia ao Podemos ao lado de dirigentes da legenda no Estado. Foto: Divulgação.

Derrotado nas eleições gerais de 2018 para o Governo do Ceará, e até então desiludido com a política partidária, como chegou a dizer, o general da reserva, Guilherme Theophilo, se filiou ao Podemos do Ceará e passará a comandar a direção da legenda em Fortaleza durante o pleito deste ano.

Exonerado do governo de Jair Bolsonaro em maio passado pelo ministro da Justiça, André Mendonça. o agora dirigente também comandará o Núcleo de Segurança da sigla.

Em 2018, Theophilo aceitou disputar as eleições para governador do Estado a pedido do senador Tasso Jereissati, do PSDB. No entanto, após o pleito, o general se disse decepcionado com que observou durante o processo eleitoral, afirmando ainda que não queria mais envolvimento com a política partidária.

No entanto, meses após o pleito que elegeu Jair Messias Bolsonaro presidente, ele aceitou fazer parte do Governo, na função de secretário nacional de Segurança Pública.

Vale ressaltar que, mesmo colega de Bolsonaro, desde os tempos de Exército, Theophilo ficou impedido de declarar apoio ao então candidato, visto que o PSDB tinha um postulante ao cargo de presidente, no caso o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Na ocasião, o senador Tasso Jereissati deixou claro que a legenda não apoiaria a candidatura de Bolsonaro.

Segundo o presidente estadual do Podemos, Fernando Torres, toda a discussão em torno do convite feito para ingresso de Theophilo na legenda foi deliberado pela executiva estadual. Torres conheceu o general durante a campanha eleitoral de 2018, enquanto Theophilo era candidato a governador do Estado, e ele disputava, pelo PSDB, uma vaga na Assembleia Legislativa.

“O general, acima de tudo, é um amigo. A gente caminhou junto nas eleições de 2018, e lá eu percebi o quanto ele é um democrata, a favor da família… A gente sempre manteve um ótimo relacionamento. Agora, com a exoneração dele, conversamos e eu fiz o convite”, disse Fernando Torres ao Blog do Edison Silva.

General Theophilo, neófito na condição de dirigente partidário, comandará o processo eleitoral do Podemos, que atualmente possui chapa completa, com 65 pré-candidatos, nenhum deles com mandato na Câmara Municipal de Fortaleza. O único vereador até então filiado ao partido, Frota Cavalcante, deixou a legenda durante a “janela partidária” e ingressou no PSD.

O Podemos de Fortaleza era presidido por Plauto de Lima, que se afastou para entrar na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Fortaleza.

No ano passado, em evento realizado na Assembleia Legislativa do Ceará, e que contou com as presenças dos senadores Álvaro Dias, Elmano Férrer e Eduardo Girão, bem como parte da direção nacional do partido, a agremiação definiu apoio à candidatura do deputado federal Capitão Wagner, em Fortaleza.

Desde então, Torres vem pleiteando, junto à coligação a possibilidade de o Podemos estar na chapa majoritária com o candidato a vice-prefeito. “O Podemos tem tudo para indicar um nome a vice”, disse ele, destacando o crescimento da legenda no Congresso Nacional.

Em todo o Estado, a agremiação possui, até o momento, 16 pré-candidatos a prefeito, 12 a vice-prefeito e está formando chapa em ao menos 38 municípios.