Poucos foram, até três meses atrás, aqueles que tiveram o privilégio de encher os olhos e eternizar nas memórias de câmeras e principalmente celulares, essas paisagens que ilustram este espaço. A amostra é muito pequena diante das milhares de outras nos mais diversos lugares espalhados pelos sete continentes que agora – e não se sabe até quando – estão proibidos de receber visitas.

Na maioria das fronteiras que delimitam a geografia das centenas de países, a entrada de brasileiros era bem vinda, dispensando a exigência do visto de entrada. De repente, de forma alarmante, essas fronteiras foram restringindo o ingresso de estrangeiros e os governantes de cada país foram tomados de pedidos de ajuda de seus cidadãos para facilitarem os seus respectivos regressos para casa.

Nos noticiários diários em todo mundo, o assunto que não se afasta das manchetes é sobre o coronavírus, a ausência de uma vacina e muito menos de um remédio para cura dos já contaminados. O segmento turismo que movimenta bilhões de dólares mundo afora foi atingido e está sangrando.

Não se vislumbra até o momento, um procedimento para estancar essa sangria. Até lá, as maravilhosas paisagens desses lugares do mundo estão proibidas para o deleite dos nossos olhos.

Texto de A. Capibaribe Neto

Especial para o Blog do Edison Silva.