Luizianne tentará disputar a Prefeitura de Fortaleza pela quarta vez. Foto: Divulgação.

O Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza não abrirá mão de ter candidatura própria no pleito deste ano. A legenda deveria ter escolhido o nome de seu pré-candidato até o dia 5 de abril passado, mas devido à pandemia de coronavírus, a data foi adiada. O diretório nacional da agremiação deliberou, nesta semana, que nos municípios com mais de 100 mil habitantes, o encontro para escolha do postulante se dará entre os membros do diretório local.

Tal encontro poderá acontecer de forma virtual, e deverá ser até o dia 7 de julho próximo. A executiva municipal do PT em Fortaleza, comandada pelo vereador Guilherme Sampaio, ainda não definiu a data em que se dará a definição do nome petista para a disputa eleitoral deste ano na Capital cearense.

Somente a deputada federal Luizianne Lins apresentou seu nome como pré-candidata. Logo, o encontro, que excepcionalmente ocorrerá entre os membros do diretório, deliberará apenas sobre a apresentação de sua candidatura pelo partido. “O encontro pode ocorrer até o dia 7 de julho e a executiva ainda será marcada, após dialogarmos com as forças para mais uma vez construirmos em unidade a melhor forma de nos conduzirmos nesse período de pandemia”, disse Guilherme.

Geralmente, os encontros municipais do PT chegam a reunir mais de 200 pessoas, o que está proibido pelo decreto estadual do governador Camilo Santana. Como o encontro do diretório poderá ocorrer de forma virtual, será mais fácil de reunir os membros do colegiado para definirem sobre o nome de Luizianne Lins.

Ex-prefeita de Fortaleza de 2005 a 2012, Luizianne Lins tentou retomar o cargo em 2016, mas ficou na terceira posição, naquele que foi o pior ano eleitoral para o Partido dos Trabalhadores em todo o Brasil. No fim do ano passado, após ser eleito presidente do PT, o vereador Guilherme Sampaio ensaiou a possibilidade de se viabilizar como nome na disputa em Fortaleza, mas depois da visita à Capital da presidente nacional do grêmio, Gleisi Hoffman, ficou definido que Lins seria o nome para a disputa mais uma vez.