Larissa Gaspar é a autora da proposta em tramitação na Câmara. Foto: CMFor.

Está tramitando na Câmara Municipal de Fortaleza, projeto de Lei da vereadora Larissa Gaspar (PT) que institui o Dia do Tatuador e da Tatuadora de Fortaleza. A petista escolheu o dia 20 de julho para que a data seja comemorada.

Ainda de acordo com o projeto de Gaspar, durante o Dia Municipal do Tatuador e da Tatuadora, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), promoverá eventos e encontros, podendo formalizar parcerias com órgãos públicos e entidades privadas interessadas em promover a arte da tatuagem.

“Em sintonia com outros municípios brasileiros, que já celebram referido dia, como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Taubaté, apontamos o dia 20 de julho de cada ano para comemoração da data em âmbito local, como forma de prestar homenagem ao percursor da tatuagem no Brasil, a saber, o dinamarquês conhecido como Lucky Tattoo, que chegou ao Brasil no dia 20 de julho de 1959, contribuindo para a expansão da tatuagem como expressão milenar de arte” – (Larissa Gaspar)

A proposta, tramitando desde 2018 na Câmara Municipal de Fortaleza, retornou para as comissões técnicas, uma vez que recebeu uma emenda supressiva, de autoria do vereador Michel Lins (Cidadania). A alteração suprime o Art. 3º do texto original, tirando a participação da Secretaria da Cultura na promoção de eventos referentes ao Dia do Tatuador. Segundo Lins, o texto sofre de vício de iniciativa.