Sabino chegou a ter prisão decretada, o que foi revogada na Justiça. Foto: Reprodução/Facebook.

Uma das principais lideranças do movimento paredista de policiais militares no Ceará, o ex-deputado federal e vice presidente do Avante no Estado, Cabo Sabino, não será punido pela legenda. Apesar de ter sido obrigado a ficar distante de quartéis por um prazo de seis meses, o dirigente segue como pré-candidato a vereador de Fortaleza.

O presidente da legenda no Estado, Cláudio Dantas, afirmou ao Blog do Edison Silva, que o partido deve fortalecer, ainda mais, a participação de Sabino na liderança da legenda. De acordo com ele, o vice-presidente da legenda sofre “perseguição política”.

“É público e notório que o que aconteceu com o Sabino foi perseguição política. Ele vestiu a farda da corporação e foi visto com mau olhar pelo político adversário”, disse Dantas. Segundo ele, a expulsão do vereador de Sobral, Sargento Ailton, do Solidariedade (SD) só aconteceu porque a legenda é aliada do governador do Estado, Camilo Santana.

“O Avante  não tem motivos para tirar o Sabino. Não existe argumentos que nos convençam. O Sabino teve atitude de um companheiro, que é da mesma classe que são os policiais e ele não foi o mentor, foi o cara que foi para cima. Ficou aliado com os amigos dele. O adversário interpreta de um jeito diferente. O Avante não tem motivo para expulsar o Sabino. Estamos aqui para ajudar e fortalecer ele”, salientou Dantas.

Solidariedade expulsa vereador

Já as direções nacional e estadual do Solidariedade expulsaram (21/02), o vereador de Sobral, Sargento Ailton, por ter o parlamentar liderado o motim de policiais militares em Sobral, episódio que resultou nos tiros ao senador Cid Gomes (PDT).

Vereador Ailton Marcos Fontenele estava no quartel dia 21/02 e chegou a bater boca com o senador Cid Gomes. O parlamentar fez uma transmissão ao vivo em seu perfil no Facebook do tumulto.

Vereador Sargento Ailton. Foto: Reprodução Facebook.

Leia a íntegra da nota do Solidariedade:

“A direção nacional do Solidariedade, junto do diretório estadual do partido no Ceará, vem a público anunciar a expulsão do vereador Sargento Ailton do partido. O parlamentar foi flagrado como um dos líderes do motim de policiais que causaram o confronto e baleou o senador Cid Gomes.

Essa decisão, tomada em conjunto com o deputado federal e presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, e o presidente estadual do partido, deputado federal Genecias Noronha, vem mostrar que não compactuamos com ações que violentem e agridem a democracia.

O Solidariedade mantem sólidas bases democráticas e não permite que seus filiados tomem frente de ações que podem prejudicar a população. É inadmissível que um membro de nosso partido participe de ações que obriguem comerciantes fecharem suas portas e que acabe em um senador da República baleado.

Reiteramos que nosso compromisso sempre foi com a paz e o progresso do Brasil. O Solidariedade não aceita esse desvio de conduta e aplicou a sanção devida, tendo como base a gravidade da infração.

Nós não trabalhamos com militância do terror que causam a depredação do patrimônio de pessoas e não podemos aceitar que policiais e agentes públicos, encapuzados e armados como milicianos, levem o terrorismo às ruas.

Hoje vemos em diversos estados essas milícias que agem como bandidos e criam suas próprias leis. A população fica perdida sem saber quem são os marginais nesta crescente onda de violência promovida por agentes públicos fora da lei.

A decisão é de caráter irrevogável. Continuaremos trabalhando para que a paz volte a reinar no Ceará e reiteramos que não admitimos que um de nossos militantes participe desse tipo de balbúrdia que atinge diretamente a população.

Paulinho da Força

Presidente Nacional do Solidariedade e deputado federal

Genecias Noronha

Presidente do Solidariedade/CE e deputado federal”.