Chiquinho Feitosa, presidente estadual do DEM, tem autorização da direção nacional do partido para conduzir os acordos de alianças no Ceará. Foto: FETRANS.

Em Brasília, na sede nacional do Democratas (DEM), o presidente nacional da agremiação, Antonio Carlos Magalhães Neto, prefeito de Salvador/BA, acertou com o empresário Chiquinho Feitosa, presidente estadual da agremiação, como deve ser a atuação do DEM no Ceará, a partir de Fortaleza. Ao fim do encontro, Magalhães Neto gravou uma mensagem para os seus  correligionários no Ceará, conferindo a Feitosa, todo o poder de articulação no Estado.

Chiquinho Feitosa, após contatos com as lideranças do partido no Ceará, deflagará uma campanha de filiação com vistas a reunir o maior número de futuros correligionários para participarem da disputa municipal deste ano em alguns municípios cearenses. Em Fortaleza, o DEM está na base do prefeito Roberto Cláudio, mas ainda não há definição sobre uma coligação com o PDT, para a disputa pela Prefeitura da Capital. Chiquinho Feitosa, primeiro suplente do senador Tasso Jereissati, tem conversado com o PSDB sobre a sucessão de Fortaleza, mas também nada está definido em relação a possível coligação entre os dois partidos.

Com um bom tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, o DEM busca espaço na chapa majoritária que vier apoiar. Quer indicar o candidato a vice-prefeito, como acontece hoje, com Moroni Torgan vice-prefeito de Roberto Cláudio, embora não seja o nome de Moroni que figurará na lista de filiados ao DEM a ser apresentado como vice de um candidato do PSDB ou do PDT.

No curso do processo de filiações, Feitosa vai preparar a convenção estadual do partido para a eleição do primeiro estadual da agremiação, após a mudança do nome do partido, então PFL. O partido já tem o seu diretório municipal de Fortaleza, cuja atuação é desenvolvida de comum acordo com o presidente da Comissão Provisória Estadual, Chiquinho Feitosa.

Veja a fala do presidente nacional do DEM, o prefeito Antonio Carlos Magalhães Neto: