A exemplo da Assembleia Legislativa, vereadores têm se reunido através de videoconferência. Foto: Divulgação.

Apesar de não ter deliberado ainda sobre matérias tratando efetivamente do coronavírus na cidade, a Câmara Municipal de Fortaleza tem acompanhado as ações implementadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura, que visam minorar os efeitos da pandemia do coronavírus. O colegiado é liderado pelo presidente da Mesa Diretora, o vereador Antônio Henrique (PDT), e conta com o apoio de outros parlamentares da Casa.

Em videoconferência realizada na segunda-feira (23), foram definidas os aspectos que terão a supervisão direta dos dez parlamentares que integram o grupo. Os vereadores vão manter diálogo com gestores das áreas afetadas e entidades representativas para fiscalizar o andamento das medidas e articular outras ações junto ao Executivo.

Como mostramos no Blog, somente um projeto, este de Indicação, foi apresentado até o momento na Câmara direcionado ao tema coronavírus. No entanto, a Casa está programando sessão ordinária para esta semana, também por videoconferência, a fim de votar projetos de interesse do Legislativo e do Executivo.

Os membros da Frente Parlamentar já acompanham, entre outras medidas, o atendimento de saúde na rede municipal, com a criação de novos leitos, e as estratégias de vacinação contra a gripe; a distribuição de kits de alimentação pela rede pública de ensino; o decreto estadual sobre a suspensão das atividades de estabelecimentos como bares e restaurantes, e o atendimento a pessoas em situação de rua.

Na Câmara Municipal de Fortaleza apenas um projeto de prevenção ao novo coronavírus

Além de Henrique, integram o grupo os vereadores: Cláudia Gomes (Sem Partido), Dr. Eron (PDT), Dr. Porto (PRTB), Emanuel Acrízio (PRP), Gardel Rolim (PDT), Márcio Cruz (PSD), Marília do Posto (PRP), Plácido Filho (PSDB), Ronivaldo Maia (PT).

A Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações Contra o Coronavírus foi criada no dia 17 de março como uma das medidas da Câmara Municipal para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 registrada também em Fortaleza.

Ainda nesta semana, os parlamentares que compõem o grupo farão vídeos de prestação de contas para a população, com divulgação pelas redes sociais e pelos veículos oficiais do Legislativo Municipal.

“Todos os parlamentares estão acompanhando ativamente as medidas tomadas pela Prefeitura e pelo Governo do Estado na missão de evitar o avanço do coronavírus no nosso território e garantir o atendimento médico daqueles que precisam. Mantemos um canal de diálogo constante com os gestores de diversas áreas do Município e do Estado, com o objetivo de fiscalizar essas ações e acompanhar a implementação das medidas”, disse Antônio Henrique ao Blog do Edison Silva. 

Vírus

Entre os pontos que os vereadores estão atentos está a garantia de mais leitos hospitalares, além da distribuição dos kits de merenda escolar para as crianças da rede municipal, o abastecimento dos suprimentos básicos para a população e permanência da coleta dos resíduos sólidos.

“Todo esse trabalho é feito de maneira remota, com reuniões virtuais, preservando a saúde de todos e cumprindo a principal orientação para conter o avanço desse vírus, que é o isolamento social. Ainda esta semana, estaremos prestando contas desse trabalho da frente parlamentar pelas redes sociais”, disse o parlamentar.