Executiva municipal do PT definiu calendário eleitoral interno. Foto: Divulgação.

A executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza, se reuniu na última terça-feira (18) e definiu o calendário da legenda para o período pré-eleitoral. Até o início de abril, a agremiação definirá todo o processo, que pode contar com prévias ou encontro municipal para definir o nome para a disputa deste ano.

Na semana passada, conforme o Blog do Edison Silva divulgou, a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann acordou com a legenda, em visita à Capital cearense, que o nome a ser colocado na disputa será o da deputada federal Luizianne Lins, que já foi prefeita de Fortaleza de 2005 a 2012. No pleito de 2016, a petista ficou na terceira posição em número de votos.

O presidente da executiva municipal do partido, o vereador Guilherme Sampaio, chegou a se colocar como uma via de renovação para a legenda. No entanto, as principais alas do PT defenderam que Luizianne fosse reconduzida à disputa uma vez mais em outubro próximo. Através de um manifesto, parte da agremiação também defendeu celeridade na discussão interna, o que ficou definido na terça-feira.

Na reunião, foi aprovada a proposta de calendário a ser submetida ao diretório municipal que será convocado a se reunir dia 09 de março. O próximo encontro será realizado para apreciação e deliberação do calendário eleitoral do partido. Caso haja inscrição de mais de um pré-candidato haverá discussão sobre prévia. Não havendo mais de um nome, o partido marcará encontro para escolha da indicação partidária.

Nos dias 10 a 16 de março o Partido dos Trabalhadores abre prazo para apresentação de proposta de apoio a candidaturas de outros partidos. Esta é uma exigência formal do calendário estipulado pela direção nacional. Na prática, nenhuma força do PT de Fortaleza está com essa posição.

Disputa interna

O prazo para inscrição de pré-candidaturas vai do dia 17 a 23 de março. As prévias ou encontros municipais, conforme deliberação do diretório, estão marcadas para o dia 5 de abril. Caso haja disputa interna, e esta não seja definida em primeiro turno, o segundo turno da competição se dará no dia 19 de abril.