Em 2016, derrotado no primeiro turno, Ronaldo Martins resolveu apoiar, no segundo, o candidato Roberto Cláudio (PDT) contra Capitão Wagner. Foto: Divulgação.

O Republicanos, que até recentemente fazia parte da base aliada do prefeito Roberto Cláudio, vai anunciar, neste sábado (01), em evento na Assembleia Legislativa do Ceará, apoio à pré-candidatura do deputado federal Capitão Wagner, do PROS. O partido, assim como o Podemos, tem interesse em indicar o nome para vice na chapa majoritária, mas o assunto só será debatido em um segundo momento.

Até outubro do ano passado, Ronaldo Martins, presidente do Republicanos no Ceará, fazia parte da gestão do prefeito Roberto Cláudio, onde atuava como secretário de Esporte. O Blog do Edison Silva conversou com Martins. Ele confirmou que neste sábado o grêmio vai comunicar o apoio ao pré-candidato Capitão Wagner.

“Está definido”, disse ele depois de passar a semana toda em diálogo com a executiva nacional do partido sobre a mudança de posicionamento da sigla. O partido, inclusive, aguarda a presença do presidente nacional do Republicanos e 1º vice presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Marcos Pereira.

O pretenso candidato a prefeito acertou apoio à sua candidatura com lideranças da executiva nacional do partido. “Este será um evento importante, pois teremos ao nosso lado um partido grande com tempo de TV e Rádio e com lideranças na Capital”, disse Wagner. Segundo ele, em nenhum momento, porém, foi debatido qualquer tema relacionado ao vice na chapa majoritária.

Em 2016, Ronaldo Martins se candidatou à Prefeitura de Fortaleza, ficando na quinta colocação, com pouco mais de 50 mil votos. No segundo turno, a cúpula do partido resolveu apoiar a reeleição do prefeito Roberto Cláudio contra Capitão Wagner.

O anúncio de apoio a Wagner será realizado no I Encontro Municipal do Republicanos, que deve ser realizado a partir das 9 horas, no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa. Segundo Ronaldo Martins, no evento será abordado temas para “consolidar a legenda para as eleições de 2020, bem como unir convicções para construção uma nova história para a cidade de Fortaleza”.

O evento contará também com a presença do presidente municipal, deputado estadual David Durand; dos secretários municipais e estaduais dos movimentos de Jovens e Mulheres Republicanas; autoridades, lideranças e militantes.

Além do PROS e do Republicanos, Capitão Wagner já tem os apoios do PSC, Podemos e Avante. O pré-candidato tenta costurar aliança com outras legendas, como o PSL. Ele projeta até oito partidos fazendo parte da coligação de uma eventual candidatura a prefeito de Fortaleza neste ano.

A assessoria do partido montou o palco do evento na manhã desta sexta-feira (31). Foto: Blog do Edison Silva.

Apesar de não ter apresentado os nomes que devem disputar vaga na Câmara Municipal de Fortaleza pelo Republicanos, Ronaldo Martins afirmou ao Blog do Edison Silva que o partido deverá eleger entre três a quatro vereadores no pleito de outubro, inclusive ele. Nas eleições de 2016, o partido (então denominado de PRB) elegeu um parlamentar para o legislativo da Capital cearense: o vereador Evaldo Costa.