Deputados federais se reuniram com vereadores de Fortaleza em Brasília. Foto: Divulgação.

Vereadores de Fortaleza se deslocaram, na manhã desta terça-feira (03), até Brasília, para reunião com a bancada cearense no Congresso Nacional em busca de articular apoio para garantir uma linha de crédito visando garantir a manutenção de prédios na Capital.

Os parlamentares fazem parte da Comissão de Acompanhamento de Inspeção Predial formalizada pelo presidente da Casa Legislativa, Antônio Henrique (PDT). Apesar de os vereadores terem se deslocado para Brasília no início do dia, a reunião estava marcada somente para às 18 horas.

A ideia é que, a partir do apoio federal buscado pelos vereadores, a proposta sirva para apoiar os habitantes de condomínios e edifícios de todos os municípios brasileiros, inclusive àqueles que têm construções mais antigas em comparação com a capital cearense.

Além de Antonio Henrique, o colegiado que se direcionou para Brasília é formado pelos vereadores Renan Colares (PDT), Didi Mangueira (PDT) e Sargento Reginauro (sem partido).

De acordo com o presidente da Câmara, o pleito foi encaminhado por vários síndicos que pediram apoio político no que diz respeito à conquista de alguma linha especial de financiamento público.

Antonio Henrique diz que essa reivindicação também ocorre em outras capitais que adotaram a inspeção predial. “Vamos colocar a situação de Fortaleza e tentar, com apoio da bancada, audiência com as instituições financeiras em busca desse crédito”, disse o presidente da Casa.

Após articulação feita, foi apresentado na Câmara dos Deputados um projeto de indicação de autoria do deputado federal Roberto Pessoa (PSDB) sobre o assunto, no último dia 19 de novembro.

Também foi agendada reunião com o superintendente executivo da Caixa Econômica, Alexandre Cordeiro, com a participação dos vereadores, dos deputados federais cearenses e do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Emanuel Mota. O encontro deve acontecer no próximo dia 10 de dezembro, em Brasília.

“Muitos moradores não têm condições de arcar com os custos de uma manutenção estrutural. Com isso, eles acabam fazendo pequenos reparos que não asseguram a estrutura dos edifícios. A ideia é que os mesmos bancos que já possuem crédito imobiliário possam ampliar os benefícios para quem precisa fazer reparos estruturais, preservando assim a integridade dos edifícios” – (Antônio Henrique)

Da bancada cearense em Brasília, estiveram presentes os deputados federais: Robério Monteiro (PDT), AJ Albuquerque (PP), Capitão Wagner (Pros), Eduardo Bismarck (PDT), Célio Studart (PV), Dr. Jaziel (PL), André Figueiredo (PDT), Domingos Neto (PSD), Vaidon Oliveira (Pros), Roberto Pessoa (PSDB), Júnior Mano (PL), Ronaldo Martins (Republicanos) e José Airton (PT).