Prefeito quer agradecer a base pelo apoio dado em 2019. Foto: CMFor.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, vai aproveitar o clima de Natal para reunir sua base governista da Câmara Municipal. O encontro, segunda-feira (23), terá no cardápio principal agradecimentos pelo apoio em matérias de interesse da gestão, bem como discutir pautas para o último ano do segundo mandato do chefe do Executivo.

Durante todo o ano de 2019, diversas matérias – algumas polêmicas – receberam o apoio da grande maioria dos vereadores fortalezenses, ainda que muitas das propostas fossem impopulares para alguns dos parlamentares. Próximo do ano eleitoral, quando os eleitores vão escolher um novo prefeito e vereadores para o Legislativo Municipal, o tema não ficará de fora da pauta do dia.

O encontro tem caráter informal, para agradecimento do apoio durante todo o ano, e discussão sobre matérias para 2020. Os vereadores estavam apreensivos por conta da possibilidade de iniciarem o período eleitoral com matéria amarga para seus mandatos, a Reforma da Previdência Municipal. No entanto, o prefeito já informou que não há necessidade de pressa para debater o tema, o que deixou os governistas aliviados. O Congresso Nacional ainda não votou a PEC Paralela da Previdência que inclui estados e municípios no sistema previdenciário.

Dos 43 vereadores titulares na Câmara Municipal de Fortaleza, pelo menos 37 fazem parte da base de apoio da gestão. A atual oposição de Roberto Cláudio, tímida desde o início da atual Legislatura, é formada apenas por parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) e aqueles ligados ao deputado federal Capitão Wagner (PROS). Tanto os petistas quanto Wagner têm interesse em disputar as eleições majoritárias do próximo ano.

O vereador Plácido Filho, do PSDB, que até o início do ano se comportava como oposição, passou a aderir às pautas governistas, inclusive, participando de eventos da base aliada do prefeito. Alguns parlamentares, inclusive, ironizam a proximidade do tucano ao ninho pedetista. Dizem eles que Plácido é mais Governo do que muitos que estão do lado de Roberto Cláudio desde o início do atual mandato.

Outro tema que deve nortear as conversas no almoço oferecido por Roberto Cláudio será as eleições municipais. Isso porque todos os vereadores de Fortaleza têm interesse na reeleição no próximo ano. Como presidente do PDT de Fortaleza, o prefeito já vem dialogando com alguns aliados, buscando ingresso desses na sigla pedetista.

Alguns projetos do Governo aprovados pela Câmara de Fortaleza em 2019:

  • Novo Código da Cidade;
  • Criação do Núcleo Gestor de Revisão do Plano Diretor Participativo de Fortaleza;
  • Aprovação de crédito de R$ 1,5 bi para investimentos no Programa Mais Ação;
  • Criação de 654 novas vagas para a saúde em Fortaleza;
  • Aprovação da reposição salarial aos servidores municipais;
  • Nova territorialização da cidade;
  • Aprovação da Lei Orçamentária para 2020 com uma previsão de receita em R$ 8,9 bilhões.