Prefeito Roberto Cláudio, Carlos Lupi e deputado André Figueiredo visitam escola em tempo integral. Foto: Divulgação.

 O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, aproveitou a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em Fortaleza, e o convidou para inaugurar uma Escola em Tempo Integral que homenageia o criador da legenda, o ex-governador Leonel Brizola. A unidade, instalada no bairro Planalto Ayrton Senna, atenderá cerca de 480 alunos do 6º ao 9º ano e fortalecerá a rede de ETIs em Fortaleza, que, em implantação desde 2013, passa a contar com 24 equipamentos similares.

Instalada em área total de 4.800 m², a nova Escola de Tempo Integral conta com 3.906m² de área construída. A partir do início do ano letivo de 2020, atividades didáticas interdisciplinares serão desenvolvidas em 12 salas de aulas temáticas, incluindo os eixos Projeto de Vida e Protagonismo, além de diversos laboratórios. Equipes pedagógicas de formação especializada irão fortalecer o processo de aprendizagem.

Foram investidos cerca de R$ 11,2 milhões, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Municipal. O valor total inclui ainda recursos da Prefeitura, da ordem de R$ 760 mil, para a aquisição de equipamentos.

“Nosso compromisso é ofertar a esta juventude a oportunidade de transformar sonhos por meio da educação o dia inteiro na mesma escola, que possui estrutura comparável a qualquer escola particular do Brasil”, declarou o prefeito.

Na ocasião, Roberto Cláudio esteve acompanhado também do deputado federal André Figueiredo, além de secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.

Durante a solenidade, André Figueiredo discursou em homenagem a Leonel Brizola, que dá nome ao equipamento municipal. “Esta escola leva o nome de um grande brasileiro, que, há 35 anos, no Rio de Janeiro, iniciou a sua contribuição para a implantação do ensino integral. É uma alegria presenciar o prefeito Roberto Cláudio e toda a sua equipe fazendo essa grande administração voltada à Educação”, frisou.

O prefeito Roberto Cláudio acrescentou a relevância nacional do trabalho de Brizola, a quem atribuiu o título de maior liderança do PDT.

“Brizola é uma referência histórica que merece ser registrada. Ao defender a educação pública e a soberania nacional, executou valores raros em vida e continua sendo exemplo de caráter. Fez história sendo governador de dois Estados brasileiros. Ninguém investiu tanto, de forma tão transformadora, na Educação quanto ele”, finalizou.