Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao lado do Vice-prefeito, Moroni Torgan, e do secretário de Governo, Samuel Dias. Foto: Divulgação.

A palavra de ordem do prefeito Roberto Cláudio durante a 4ª Reunião de Secretariado da Prefeitura de Fortaleza de 2019 é acelerar as obras em andamento na Capital cearense. O chefe do Executivo se reuniu com todos seus assessores na sexta e neste sábado (23) para discutir, dentre outras coisas, o programa Mais Ação, carro-chefe da gestão nos próximos 13 meses da administração.

No entanto, enquanto de um lado o gestor vem dando ênfase ao trabalho para entregar suas principais obras no prazo estipulado, do outro, o líder partidário, presidente do PDT de Fortaleza, articula aliança política para o próximo ano. Roberto Cláudio deve iniciar, por exemplo, em dezembro, discussões internas nos bairros da cidade para fortalecer seu partido com vistas ao pleito de 2020.

Nos últimos meses, ele e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT), têm conversado com alguns vereadores da base governista na Câmara Municipal tentando convence-los a integrar os quadros da sigla pedetista. A legenda quer eleger o maior número de candidatos nas eleições do próximo ano, a primeira sem coligação partidária para as disputas proporcionais.

Com isso, o PDT pretende se tornar uma grande “coligação” com o ingresso de diversos nomes dos quadros da gestão municipal, da Câmara Municipal, suplentes e lideranças políticas do município. No entanto, quem quiser entrar na legenda deve ter uma margem mínima de possibilidade de voto.

Já ingressaram no partido, nos últimos meses, o líder do Governo na Câmara, Ésio Feitosa, e o membro da Mesa Diretora, Gardel Rolim. O vereador Eron Moreira, atualmente no PP, também vai se filiar ao partido. Outros nomes são cotados, como Paulo Martins (PRTB), Márcio Cruz (PSD) e Benigno Júnior (PSD).

Encontro privado

Muitos vereadores da base governista almoçaram com o prefeito Roberto Cláudio na última sexta-feira (22). Nos intervalos da reunião com o secretariado, foram vistos em encontro privado com o presidente do PDT de Fortaleza: o presidente estadual do PSB, deputado federal Dennis Bezerra; e o presidente estadual do PL, deputado federal Júnior Mano.

Os dois estavam alinhando detalhes para participação em uma eventual coligação para a disputa à Prefeitura de Fortaleza no próximo ano, bem como o fortalecimento de uma possível base governista a partir de 2021 na Câmara Municipal de Fortaleza.

Ao Blog do Edison Silva, Júnior Mano afirmou que foi fechado apoio à gestão Roberto Cláudio até o fim de seu mandato, e apoio político ao nome pedetista que deve ser indicado pelo grupo político da base, em 2020, para disputar a prefeitura da Capital.

De um lado, como gestor da Capital cearense, Roberto Cláudio atua buscando celeridade às obras bem como seus resultados, e do outro, alinhando as alianças políticas para o próximo ano.

Acelerar

Durante essa sexta e neste sábado (23), o encontro com os secretários, coordenadores e gestores de serviços de ponta se reuniram numa imersão para discutir a execução daquele que é o maior pacote de investimentos da histórica da cidade, o “Mais Ação”.

A palavra de ordem do prefeito é acelerar. Foco e muita atenção nas etapas que antecedem a entrega das obras, como projeto, licitação e fiscalização da execução.

Neste sábado, além da palestra de um consultor organizacional sobre a humanização de serviços públicos, houve discussão sobre monitoramento dos principais indicadores da cidade: fiscais, da saúde, educação, habitação, de mobilidade, ambientais, dentre outros.

Concurso público

Durante o encontro na sexta-feira, o prefeito sancionou Lei que vai garantir mais contratações para a área da Saúde. Serão 54 médicos para os Frotinhas e 600 profissionais para o Instituto Dr José Frota (IJF). A Lei foi aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza, por unanimidade, e as vagas serão preenchidas através de concurso público a ser realizado nos próximos meses.

“Mais importante que as obras é a gente ter profissionais contratados. Em tempo recorde, a Câmara Municipal aprovou a mensagem de criação de vagas e pudemos contratar e repor equipes que estavam incompletas”(Roberto Cláudio)