A decisão do petista será acordada com Cid e Camilo. Foto: ALECE.

Apesar da insistência de lideranças petistas, o deputado estadual Fernando Santana (PT) não tem interesse em disputar as eleições municipais do próximo ano, principalmente, como nome do Partido dos Trabalhadores no município de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri.

A decisão do parlamentar, porém, só será apresentada em 2020, e terá que passar pelo aval de seus principais líderes políticos, o senador Cid Gomes (PDT) e o governador Camilo Santana.

O parlamentar tem até 12 prefeitos com algum tipo de relação próxima a ele, principalmente, na Região do Cariri, e não avalia como algo positivo se colocar como candidato a prefeito no próximo ano. O petista também não vê com bons olhos ir para a disputa contra o atual prefeito do Município, Arnon Bezerra (PTB), aliado de primeira ordem do governador Camilo Santana.

O petista também vem de duas eleições seguidas, sendo uma em 2016, quando foi derrotado na disputa pela prefeitura de Barbalha, e no ano passado, quando foi eleito, pela primeira vez, deputado estadual. Santana está de olho, inclusive, no recesso parlamentar que se inicia em meados do próximo mês, quando ele, enfim, poderá tirar 30 dias de férias em 10 anos de atividades consecutivas, seja como administrador da empresa do pai ou como secretário de Governo.

Depois que ficou sabendo que o deputado federal José Nobre Guimarães (PT) teria defendido seu nome para a disputa em Juazeiro do Norte, Fernando Santana ligou para o colega e agradeceu a deferência. Mas deixou claro que foi votado em diversos municípios para legislar para todo o Ceará, e não administrar uma cidade apenas.