Vereador Gardel Rolim quer reservar no calendário do município de Fortaleza uma semana voltada para as crianças na Primeira Infância. Foto: Genilson de Lima/CMFor.

Como membro da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância na Câmara Municipal, o vereador Gardel Rolim (PDT), defende a instituição da Semana Municipal de Atenção à Saúde da Criança, no município de Fortaleza. A propositura, projeto de lei 00310/2019, tramita na Câmara Municipal e aguarda aprovação da Casa.

A Semana Municipal de Atenção à Saúde da Criança deverá ocorrer nos primeiros sete dias do mês de outubro e promoverá diversas ações, como a realização de mutirões de exames e outros procedimentos voltados para a saúde da criança de zero a seis anos; orientação sobre alimentação e hábitos saudáveis; atenção à saúde bucal e mental; à imunização; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança com deficiência; e o controle e prevenção da violência (maus tratos, acidentes e trabalho infantil).

“A saúde na infância representa um dos maiores desafios para o Poder Público, sendo uma etapa crucial na formação do indivíduo. E na primeira infância, passando pelos cuidados com a gestação e pré-natal, uma nutrição adequada com vigilância e monitoramento do crescimento físico, são essenciais”, destacou Gardel.

O projeto determina que o Poder Público deverá estabelecer, por meio de planos e programas, serviços para a saúde na primeira infância que atendam às especificidades dessa faixa etária visando garantir seu desenvolvimento integral.

Conforme explica Gardel, por meio da Caderneta de Saúde da Criança (CSC) e do prontuário eletrônico, o Poder Público deverá promover o cuidado com a saúde das crianças no intuito de reduzir a mortalidade na infância e avaliar as etapas do desenvolvimento infantil. “São ações simples mas que têm uma importância muito grande para o desenvolvimento integral e saudável. Queremos construir uma sociedade melhor para as nossas crianças e essa é a contribuição que podemos dar”, ressaltou o parlamentar.

Com informações da CMFor.