Vereador Guilherme Sampaio convidou militância para comemorar aniversário de Lula. Foto: CMFor.

Em seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira (22), o vereador Guilherme Sampaio (PT), eleito para presidir o Partido dos Trabalhadores em Fortaleza, afirmou que uma das principais metas traçadas pelo 7° Congresso da legenda, realizado no fim de semana passado, é apresentar o maior número de candidatos e candidatas da história da sigla para a disputa proporcional.

Ele afirmou também que a agremiação terá candidatura própria para a Prefeitura em 2020, assim como em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes.

“Nossos candidatos e candidatas serão porta-vozes da resistência. Fortaleza terá, sim, candidatura em 2020”, disse ele, ressaltando ainda que o encontro do PT confirmou a unidade existente entre as mais diversas alas do partido em todo o Ceará.

O Congresso, que segundo disse, contou com a presença de 400 delegados de todo o Estado, definiu também que o PT, ao lado dos partidos de esquerda, movimentos sociais e lideranças devem se associar para resistir ao que ele denominou de “retrocesso” do Governo Jair Bolsonaro.

“Rasgaram a Constituição para tirar uma presidenta do poder, e agora temos aumento do desemprego, da pobreza, da miséria e corte nos gastos sociais do Governo, que faz diferença para os mais pobres”, apontou.

O petista teceu diversas críticas à gestão de Bolsonaro, que segundo ele, está entregando as riquezas do Brasil, destruindo “aquilo que estava sendo construído. Nossa primeira tarefa é organizar, fortalecer e intensificar nossas lutas contra os retrocessos do Governo Bolsonaro“.

Outra pauta defendida no encontro foi o “Lula Livre”, em defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril do ano passado por corrupção. No próximo domingo (27), o PT de Fortaleza realizará um ato em comemoração aos 74 de Lula, na praça do Ferreira, Centro. Guilherme informou que o ato será realizado ao lado de catadores de resíduos sólidos e moradores de rua. No período da tarde a comemoração acontecerá no Cantinho Acadêmico, no bairro Benfica.