Os integrantes do Conselho Superior do Ministério Público, na primeira reunião presidida por Augusto Aras, elaborou lista tríplice e foi acatada. Foto: Leonardo Prado/Secom/PGR

A 8ª Sessão Ordinária de 2019 do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), promovida nesta terça-feira (1º), foi a primeira presidida pelo novo procurador-geral da República, Augusto Aras. O destaque foi a formação da lista tríplice que resultou na escolha da nova corregedora-geral da instituição.

Cada conselheiro indicou três nomes e, pelo quórum de maioria dos presentes, formou-se a lista com os subprocuradores-gerais Elizeta Maria de Paiva Ramos (dez votos), Carlos Frederico Santos (seis votos) e Célia Regina Souza Delgado (seis votos). Depois disso, o PGR definiu que Elizeta Maria de Paiva Ramos será a corregedora-geral do MPF para o biênio 2019-2021 e os demais integrantes da lista serão os suplentes.
Além da definição sobre a Corregedoria, Augusto Aras destacou a importância do CSMPF para preservação da unidade institucional. “Eu acredito que esse colegiado é uma unidade em que cada parte somada faz com que a instituição seja mais forte. Tenho a expectativa fundada de que estaremos juntos na condução do MPF e que faremos o melhor”, declarou.
O PGR também destacou a importância do diálogo promovido pelo CSMPF. “O meu aprendizado na convivência em colegiados é de que a heterogeneidade de pensamento se manifesta e oxigena na busca da verdade, do consenso e da justiça substantiva no que toca a compreensão das diversas formas de pensar e estar no mundo”.
A sessão também foi a oportunidade de os conselheiros darem as boas-vindas ao novo PGR e sugerirem aperfeiçoamentos no andamento dos trabalhos do colegiado. Além disso, os integrantes do CSMPF também se despediram do atual corregedor-geral do MPF, Oswaldo José Barbosa Silva, que termina seu mandato no dia 9 de outubro.
Do site do MPF