Luiz Pontes, presidente do PSDB/CE, diz que o partido vai investir na formação e capacitação dos pré-candidatos às eleições municipais. Foto: site do PSDB/CE.

O ITV – Instituto Teotônio Vilela, órgão de estudos do PSDB, realiza nesta quinta (03) e sexta-feira (04), em Fortaleza, curso de capacitação para os pré-candidatos tucanos a vereador e a prefeito para as eleições 2020. O programa Formar Para Renovar 2019 é oferecido pelo PSDB Nacional a todos as executivas estaduais que se interessarem pelo tema. O presidente do PSDB/CE, ex-senador Luiz Pontes, fará abertura do evento juntamente com o coordenador do ITV estadual, ex-deputado Raimundo Gomes de Matos. Em 2016 o PSDB do Ceará elegeu 123 vereadores em 75 municípios e 14 prefeitos municipais.

Segundo o coordenador do ITV, Raimundo Matos, o curso acontece no auditório do Dallas Gril da Avenida Dom Luís e é administrado pela equipe do Centro de Lideranças Públicas – CLP e tem como objetivo: 1) Aumentar a consciência dos pré-candidatos acerca dos desafios políticos e possíveis soluções; 2) Oferecer ferramentas para o pleito eleitoral em meio aos novos contextos políticos; e 3) Oferecer conteúdo sobre o calendário eleitoral, período de campanha e cenário político.

Nesta quinta-feira (03) os participantes terão duas palestras: Marketing político (novos modelos de campanhas, recursos e discursos) com o professor em Ciência Política, Humberto Dantas; Partidos em novas realidades e diferentes desafios com o jornalista e especialista em marketing Vitor Colares. Na sexta-feira (04) mais duas palestras: a socióloga Mites Cordeiro e o engenheiro em Computação Bruno Bondarovsky falarão sobre o que é prioridade nas áreas de gestão e planejamento da campanha; e o economista Vinícius Muller falará sobre dilemas éticos enfrentados pelas lideranças políticas públicas diante do universo político.

Os pré-candidatos do PSDB, garante o coordenador estadual do ITV, terão uma visão completa sobre marketing político, estratégias e ferramentas de comunicação que poderão ser empregadas durante a campanha e nos mandatos, para os que saírem vitoriosos das urnas.

Nesse tipo de evento partidário, o que mais geram interesse e perguntas dos participantes são as dúvidas sobre a utilização dos recursos do Fundo Eleitoral. Os pré-candidatos geralmente querem saber: o partido vai custear a confecção do material de propaganda? O partido vai ofertar assistência jurídica? Quem vai bancar o contabilista para fazer a prestação de contas depois da campanha? O candidato ou a agremiação? São os custos da campanha eleitoral que mais preocupam os pré-candidatos.