Desabamento de edifício vitimou fatalmente nove pessoas. Foto: Ronaldo Gusmão/CBMCE

Mais de uma semana após o desabamento do Edifício Andréa, no bairro Dionísio Torres, a tragédia continua motivando discursos na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza. Na manhã desta quarta-feira (23), vereadores destacaram o trabalho do prefeito Roberto Cláudio e governador Camilo Santana após o sinistro.

O vereador Carlos Dutra (PDT), por exemplo, destacou que, para além da fiscalização a ser feita pelos órgãos competentes, cada morador tem que ser fiscalizador do condomínio em que vive. Segundo ele, “é importante que cada um faça sua parte. Se a gente paga o condomínio é para não ter tragédia”.

“Infelizmente foi preciso acontecer isso, morrer pessoas, para o despertar da população, não só da Prefeitura. Infelizmente essa tragédia veio fazer com que toda a cidade se mobilize e faça a sua parte”, afirmou o pedetista.

O vereador Adail Júnior (PDT) também destacou o empenho do governador do Estado, Camilo Santana, em atender às vítimas do desastre, inclusive, cancelando toda sua agenda para se envolver pessoalmente no caso.

Já Sargento Reginauro (sem partido) reclamou do anúncio feito pelo chefe do Executivo estadual sobre a convocação de aprovados no concurso público para o Corpo de Bombeiros. Segundo ele, apesar dos 218 homens e mulheres que serão chamados a previsão do efetivo da corporação é de 3.600 agentes.

O efetivo atual, segundo Reginauro, com as pessoas que devem assumir as vagas, é de 1800. “Esses homens e mulheres entraram para um concurso complicado há pouco mais de dois anos, e foi preciso mostrar para todo o Brasil que estavam preparados para a função”, disse ele lembrando a tragédia da semana passada.

O parlamentar já havia chamado atenção de seus pares para um debate responsável, independente de base e oposição, sobre o desabamento do edifício Andrea, que deixou 9 vítimas fatais e 7 feridos. De acordo com o parlamentar é preciso avançar em medidas concretas e eficazes, a fim de evitar episódios como esse.

O vereador Ziêr Férrer (PDT) já havia defendido a criação de um fundo financeiro para dar apoio aos sobreviventes do acidente.

“Nós pudemos ver, além do trabalho do Governo do Estado, da Prefeitura, e de cidadãos voluntários, a grande mobilização em apoio às vítimas do desabamento do prédio. Agora a Prefeitura tem a responsabilidade de respaldar as pessoas na reconstrução de suas vidas”, afirmou o parlamentar durante pronunciamento.

Fisioterapeuta, a vereadora Cláudia Gomes (PTC), que atuou depois do ocorrido fazendo massagem em bombeiros e voluntários, clamou para que seus pares evitem buscar culpados entre os entes públicos e se concentrar na ajuda aos familiares das vítimas fatais e de sobreviventes.