Prefeito de Caucaia, Naumi Amorim. Foto: Prefeitura de Caucaia.

A Câmara Municipal de Caucaia vai instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar supostas irregularidades praticadas pelo prefeito da cidade, Naumi Amorim (PSD). A CPI foi aprovada nesta quinta-feira (12) na sessão da Câmara e teve assinatura de oito, dos 23 vereadores. Esta é a primeira vez na história do município que uma Comissão Parlamentar de Inquérito vai investigar atos do chefe do Executivo.

A presidente da Câmara, vereadora Natécia Campos (PMB), deu o prazo de 48 horas para os partidos indicarem os nomes para a instalação da Comissão. O pedido de CPI foi subscrito pelos sete vereadores da oposição e pelo vereador Pastor João Andrade (PRB), da base de sustentação do prefeito.

A CPI vai apurar as responsabilidades do gestor com base no relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aponta supostas irregularidades em processos licitatórios, incluindo dispensas de licitações, com base no Decreto Emergencial editado pelo prefeito ainda no primeiro ano de gestão, em 2017.

Disputa Política

A manobra de hoje é fruto da queda de braço entre o Prefeito Naumi e a presidente da Câmara, Natécia Campos, pré-candidata ao Executivo Municipal. Na semana passada, a Justiça estadual afastou a vereadora com base em denúncia apresentada pelo Partido Social Liberal (PSL) local. Segundo o partido, a parlamentar teria cometido improbidade administrativa, empossando suplente de vereador com contas desaprovadas pela Justiça Eleitoral.

Dois dias após, na quinta-feira (05), a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Lisete de Sousa Gadelha, determinou o retorno de Natécia Campos às funções de vereadora e presidente da Câmara Municipal de Caucaia.

Em resposta, a presidente desengavetou o pedido de CPI e contou com votos da oposição e de um vereador da base aliada ao prefeito. Se a denúncia for aceita, o Prefeito Naumi poderá ser afastado por até 180 dias, enquanto as denuncias são apuradas.

Veja quem votou a favor da CPI:  

Natécia Campos (PMB)

Pastor João Andrade (PRB)

Emília Pessoa (PSDB)

Dona Célia (PCdoB)

Mickauê (PL)

Neto do Planalto (PMB)

Jorge Luís (PROS)

Evandro Maracujá (PR)