Guilherme Landim teme que, da forma que está, Cinturão das Águas seja danificado no próximo inverno. Foto: Blog do Edison Silva.

O deputado Guilherme Landim (PDT) informou que, em nome da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco, dará entrada em requerimento na Casa cobrando da bancada cearense na Câmara dos Deputados que destinem parte das emendas de bancada para a conclusão das obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O parlamentar pronunciou-se na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (17).

Presidente da comissão, Guilherme alertou que recebeu da Secretária de Recursos Hídricos (SRH) um relatório informando que, no trecho emergencial, com os dois primeiros lotes, a obra já está com aproximadamente 92% concluída. Porém, de acordo com ele, falta uma parte importante, que é a proteção da obra. “Faltam os bueiros, calhas e outros equipamentos de segurança e conservação que, sem eles, o que já foi feito pode ser danificado durante o período chuvoso, de forma irreversível, impedindo assim a chegada da água ao Castanhão“, alertou.

Segundo o parlamentar, a articulação e o recolhimento de assinaturas começarão de forma imediata para, por meio desse requerimento, cobrar verbas de emendas da bancada cearense para que o Cinturão das Águas não dependa somente de repasses do Governo, que diminuíram 70% este ano. “Essa obra se arrasta por muito tempo. Não se pode esperar mais. Os parlamentares, bem como o Governo do Estado, precisam agir a fim de entregar essa obra por completo. É preciso ressaltar que sem ela as águas do rio São Francisco não chegarão à Região Metropolitana de Fortaleza“, advertiu, lembrando que somente com a transposição, as águas do Velho Chico chegarão apenas à cidade de Jati. Guilherme confirmou que a União garantiu o empenho de quase R$ 100 milhões para a obra, mas a verba segue sem data para ser liberada.