Para Cid Gomes, nome tem que ter honestidade e conhecimento da administração. Foto: Agência Senado

Durante filiação da ex-vereadora Toinha Rocha à Rede Sustentabilidade, os líderes políticos da base aliada no Estado, Cid e Ciro Gomes se posicionaram sobre o perfil ideal para a disputa à Prefeitura de Fortaleza no próximo ano. Além de jovem, os irmãos defendem alguém que tenha honestidade e perfil para bem administrar a cidade.

Alguns, inclusive, foram citados por eles, como Salmito Filho, José Sarto e até o deputado estadual Guilherme Landim, que já foi prefeito de Brejo Santo. Ciro Gomes disse, porém, que o nome pode ser de um candidato ou candidata, abrindo ainda mais o leque de possibilidades.

Toinha Rocha, durante seu pronunciamento de agradecimento pela filiação à Rede, disse que está disposta a ser um nome para a disputa eleitoral do próximo ano.

Para Ciro Gomes, o candidato governista tem que “ser administrador audacioso. Se o Roberto Claudio é um extraordinário prefeito, esse candidato tem que saber ouvir o povo, onde pode melhorar, consertar algum erro. Esse candidato ou candidata tem que ter essa percepção, de ter compromisso popular, mas não com qualquer continuísmo”.

Segundo Ciro, há uma preocupação com as alianças que o pretenso candidato da oposição vem realizando nos últimos meses. Capitão Wagner, um dos nomes colocados para a sucessão, já conta com os apoios de Podemos, Avante e PSC, e busca alinhamento com o PSL de Jair Bolsonaro. No entanto, Ciro Gomes destacou que, em Fortaleza, ser aliado de Bolsonaro não é um ponto positivo para o postulante.

“Temos que ver se vamos entregar Fortaleza, a sede da resistência do Brasil a um aliado do Bolsonaro”, disse Ciro. “Tem que ser administrador audacioso se o Roberto Claudio é extraordinário prefeito, tem que descer, ouvir o povo, onde pode melhorar, consertar algum erro. E esse candidato ou candidata tem que ter essa percepção, de ter compromisso popular, mas não com qualquer continuísmo”.

Mais comedido, Cid Gomes disse que seu olhar para eleição é um olhar de longe. No entanto, ele destacou que o perfil do candidato da base governista tem que ser de “honestidade, competência e experiência no serviço público” para que eles não percam tempo treinando um novato na politica. “Alguém que inspire a confiança da população”.

Fortalecer campanha

Sobre as alianças de Capitão Wagner, Cid preferiu a diplomacia. “Se ele é candidato a essa altura do campeonato, tem que fortalecer sua campanha”. O prefeito Roberto Claudio, que tem pouco mais de um ano de mandato afirmou que prefere focar na parte administrativa e deixar para conversar sobre política eleitoral somente no momento devido.

Apesar de não ter sido citado por Cid ou Ciro Gomes, o chefe de gabinete do prefeito Roberto Cláudio, Samuel Dias, também esteve presente ao evento, inclusive, sendo elogiado pela anfitriã do evento, a ex-vereadora Toinha Rocha, que passa a presidir a Rede Sustentabilidade no Ceará. Samuel é o nome, segundo aliados do prefeito Roberto Cláudio, que está sendo trabalhado para ser o candidato do PDT.