Todo mês a Assembleia Legislativa realiza uma celebração religiosa para os servidores. Foto: ALCE.

A Assembleia Legislativa do Ceará, já há algum tempo realiza cultos e missas, nas chamadas “celebrações ecumênicas”. Mas o deputado Walter Cavalcante (MDB) decidiu inovar e criou, através de pedidos, segundo ele, feitos por servidores da Casa, no início deste ano, o “Curso de Formação Cristã” na Casa.

O ensino acontece todas às segundas-feiras, das 15h30 às 17 horas, e é destinado para deputados e servidores. De acordo com Cavalcante, ele criou o curso com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento das pessoas “na Palavra de Deus”, a Bíblia.

O tema religião, inclusive, tem ganhado cada vez mais espaço na Casa Legislativa. Por motivos de limitação para propor projetos de Lei, os parlamentares, muitas das vezes, têm se limitado a apresentar propostas para agradar seu público-eleitor.

Como a bancada religiosa da Casa também tem crescido, muitas matérias acabam por tratar de temas ligados à religião. Além de Walter Cavalcante, são membros de grupo de parlamentares ligados às religiões: Dra. Silvana (PL), Apóstolo Luiz Henrique (PP), David Durand (PRB), Delegado Cavalcante (PSL) e Tony Brito (PROS).

A Câmara Municipal de Fortaleza também tem realizado seus encontros religiosos, principalmente, missas. A proposta é do vereador Jorge Pinheiro (DC), e as celebrações também ocorrem toda semana.

Além de Pinheiro, fazem parte da Bancada Religiosa da Casa, o presidente da Mesa Diretora, Antônio Henrique (PDT), Carlos Dutra (PDT), Priscila Costa (PRTB), Mairton Félix (PDT), Odécio Carneiro (SD) e Gardel Rolim (PDT).