Vereador Idalmir Feitosa /Foto:CMFor

O vereador Idalmir Feitosa (PR) usou a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta quarta-feira (14), para criticar a possibilidade da criação de um novo imposto na Reforma Tributária, a Contribuição sobre Pagamentos (CP).

Segundo o parlamentar, pela proposta de reforma que será analisada na Câmara dos Deputados, o projeto, de iniciativa do governo federal, a CP seria uma nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CMPF). “Nós compramos um produto e automaticamente pagamos impostos. Além disso, teremos que pagar mais uma vez?”, indaga Idalmir. O vereador afirmou ainda que o ministro da Economia, Paulo Guedes, está tentando, através do projeto, exonerar as empresas de pagar imposto e, em contrapartida, cobrando mais da população.

O governo federal defende que o novo imposto substitua a cobrança dos impostos que incidem sobre a folha de pagamento das empresas. Apesar de não participarem diretamente da elaboração das reformas de âmbito nacional, vereadores e deputados devem usar as Casas Legislativas para debater as matérias, em especial a reforma tributária, durante este semestre.