Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, discursa na tribuna em abertura dos trabalhos da CMFor

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), anunciou, nesta quinta-feira (01), que a Prefeitura lançará um aplicativo ouvir a opinião do “cidadão comum, que não tem tempo para engajar-se em organizações ou fundações” na elaboração do Plano Diretor da Cidade, que será enviado à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Segundo o prefeito, temas polêmicos serão debatidos através da ferramenta para que a população possa ser ouvida diretamente.

O anúncio foi feito durante a solenidade de abertura dos trabalhos do segundo semestre da Câmara, quando o gestor anunciou a agenda de Participação Popular do Plano Diretor, que deverá ser construído “de baixo para cima”. Roberto Cláudio afirmou ainda que o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) implantará 39 fóruns territoriais em Fortaleza para debater a elaboração do documento com a população, através de entidades, organizações não-governamentais e fundações. O aplicativo servirá para garantir que todos os cidadãos possam ser ouvidos.

O Plano, conta Roberto Cláudio, será debatido sem pressa e dividido em três campos: o popular, com sindicados e movimentos sociais; o empresarial, com o setor produtivo e empresarial; e o governamental, através das instituições públicas. Após todo esse processo de elaboração, o texto deverá ser enviado à Câmara, onde passará por nova roda de discussão, dessa vez junto aos vereadores.

Redivisão territorial

Além de atuar na elaboração do Plano Diretor, os 39 fóruns também serão utilizados para levantar dados para uma nova redivisão territorial da cidade, com novos limites para os bairros e regionais, que também poderão ter seu número redefinido.