Médico, o deputado Heitor Férrer compõe a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará. Foto: Edson Júnior Pio/ALECE

O deputado Heitor Férrer (SD) solicitou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (01), a ida do secretário de Saúde do Estado do Ceará, Dr. Cabeto, à Comissão de Saúde da Casa para explicar a proposta de corte de R$ 36 milhões para os hospitais do interior do Estado.

“Sabemos que 88% dos cearenses dependem do serviço público de saúde e esse número ainda aumentará, pois 35 mil cearenses deixaram seus planos de saúde. Quero entender como um corte dessa importância será bom para a população?”, questionou.

Heitor Férrer considerou ainda a atual situação dos hospitais do Interior e o impacto que o corte pode causar. “Apesar da estrutura e de bons profissionais, ainda existe grande insuficiência nesses hospitais que resulta no não atendimento de toda a demanda. Não abro mão de cobrar pelo acesso à saúde. É um direito constitucional”, frisou. “Esses hospitais estão precisando é de mais R$ 36 milhões. Só quem não conhece o sistema público de saúde é que pode querer cortar recursos para o interior do estado”, criticou

Apartes

O deputado Walter Cavalcante (MDB) explicou que a intenção da Sesa é realocar os investimentos para os hospitais pólos do interior do Estado. Já o líder do governo na Casa, deputado Júlio César Filho (Cidadania), informou que o secretário de saúde está à disposição para prestar esclarecimentos sobre o assunto. “O que houve foi uma discussão para fortalecer hospitais polos e estratégicos do interior, até mesmo transformando-os em hospitais regionais, por meio destes recursos que antes eram aplicados nos hospitais da Capital”, justificou.

Heitor afirmou que o requerimento para a vinda do secretário será feito em nome da Comissão de Saúde, presidida pela deputada Dra. Silvana (PL), mas que, caso queira adiantar a vinda, Dr. Cabeto será prontamente recebido pelos deputados que compõem a comissão.