Cotado à disputar a prefeitura de Maracanaú, Júlio César Filho destacou a melhoria nos índices de violência na cidade após a colheita dos dados pelo Ipea, em 2017. Foto: Edson Jr Pio/ALECE

Os dados da pesquisa publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), referentes ao Atlas da Violência, que incluiu as cidades de Maracanaú, Fortaleza e Caucaia dentre as mais violentas do país, repercutiram na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (6).

Utilizando-se de seus 15 minutos regimentais no primeiro expediente da Casa, a líder do governo na Assembleia, deputado Júlio César Filho (Cidadania), defendeu a atuação do governo do estado, lembrando que a pesquisa divulgada refere-se ao ano de 2017. “É importante lembrar que nesse ano de 2017 tivemos uma grande demonstração da força das facções em nosso Estado. Nessa mesma época nosso governador recorreu a diversos especialistas, implementando ações como o Batalhão do Raio nos municípios”, salientou.

Ele afirmou que as ações do governo só se intensificaram desde então, o que tem feito com que os números tenham caído desde então, citando o município de Maracanaú, líder em casos de violência no estudo. “Desenvolvemos ações tanto no combate como de enfrentamento à violência que resultaram, ainda em 2018, na redução de 273 casos de morte para 219. Este ano, o município saiu de 106 registros para 58 casos, uma queda de 44,4%. Isso mostra que estamos no caminho certo”, avaliou.

O deputado lembrou que a cidade passou a contar com uma base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), sistema de videomonitoramento, Delegacia Metropolitana 24 horas, além de ações e combate à violência. “Está bom? Ainda não está, mas a melhora nos índices tem nos mostrado que estamos no caminho certo”, avaliou.

Em aparte, o deputado Vitor Valim (PROS) afirmou que os número apontados no Atlas da Violência são reflexo de ações equivocadas do governo do estado nos últimos anos. Como exemplo, citou o programa Ronda do Quarteirão, que classificou como ação de marketing que ‘todos que trabalham com segurança pública sabiam que não daria certo’.

Plano Nacional de Segurança

Antes do encerramento de seu tempo, Júlio César cobrou ainda a resposta ao pedido de informações endereçado ao ministro da Justiça, Sergio Moro, e ao secretário Nacional de Segurança, General Theóphilo, sobre a exclusão do município de Maracanaú do Plano Nacional de Segurança. O deputado rebateu críticas da oposição de que o governo perdeu a chance de trazer o plano por falta de interesse. “O que faltou para que Maracanaú fosse retirado? Queremos respostas e peço aqui diretamente à deputada Fernanda Pessoa que nos diga”, desafiou.

Maracanaú ganha destaque

Deputada Fernanda Pessoa culpou o governo estadual pela retirada de Maracanaú de cidade piloto do Plano Nacional de Segurança. Foto: Blog do Edison Silva.

Quem teve os 15 minutos para se pronunciar, logo na sequência, foi exatamente a deputada Fernanda Pessoa (PSDB), aliada do atual prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, e filha do deputado federal Roberto Pessoa, também do PSDB e ex-prefeito daquele município.

A deputada lamentou que o município de Maracanaú figure como o mais violento do Brasil. “É com tristeza que venho aqui para tratar desses dados divulgados. Nosso Estado tem três municípios entre os 20 mais violentos do Brasil: Maracanaú, Caucaia e Fortaleza. A nossa Capital é a mais violenta do País”, afirmou.

Fernanda lembrou que quem estava no governo no período da pesquisa (2017) já era o governador Camilo Santana. “Isso só mostra como o projeto desse Governo não está surtindo efeito”, criticou. Para ela, a saída do município do programa de segurança pública de Governo Federal deu-se por inoperância do governo. “O Governo do Estado não teve menor empenho para que esse projeto fosse implementado em nossa cidade, diferente do município pernambucano que ficou com nossa vaga no programa”, afirmou.

Apartes

O deputado Vitor Valim (Pros) criticou a atuação do secretário André Costa. “O secretário de Segurança Pública, André Costa, tem apenas marketing. Que se coloque um secretário que faça um trabalho como Mauro Albuquerque na secretaria da Administração Penitenciária”, criticou. O deputado Delegado Cavalcante (PSL) lamentou que o município de Maracanaú tenha perdido a oportunidade de participar do programa de segurança do Governo Federal e diz que os dados retratam a realidade e não são maquiados para passar a impressão de segurança no Ceará.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) e o deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacaram a importância da pesquisa, mas ressaltaram que os dados estão defasados.