Foram divulgadas as listas dos candidatos para representantes do Conselho Nacional de Justiça  (CNJ) saídos da Justiça comum. Para representante dos juízes estaduais, são mais de 50 candidatos. Já para a vaga de desembargador são 23 postulantes. Ambos serão indicados pelo Supremo Tribunal Federal.

Do Ceará, concorrem à vaga de Conselheiro do CNJ os juízes Fernando de Souza Vicente, Jose Hercy Ponte de Alencar, Magno Gomes de Oliveira.  Já dos candidatos entre os desembargadores à vaga no conselho não há cerense concorrendo.

Hoje, o representante cearense no Conselho Nacional de Justiça é a desembargadora Maria Iracema do Vale, cujo mandato está terminando, mas ela pode ser reconduzida para mais um mandato de dois anos. Além da desembargadora Iracema, até bem pouco o Ceará tinha um outro representante no CNJ, o advogado Valdetário Monteiro.

Ele deixou o cargo para assumir uma secretaria do Governo do Distrito Federal. Valdetário substituiu no Conselho Nacional de Justiça, na vaga de indicação da Ordem dos Advogados do Brasil, o professor Jorge Hélio.

O CNJ é uma instituição pública que tem como objetivo aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, e promover o controle e à transparência administrativa e processual para a efetividade da Justiça brasileira.

Clique aqui para ler a lista de candidatos entre os juízes.
Clique aqui para ler a lista de candidatos entre os desembargadores.

Com informações do Site Conjur.