Texto Base é aprovado. Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara.

comissão especial da Reforma da Previdência (PEC 6/19) aprovou, na tardes desta quinta-feira (04), o texto básico elaborado pelo relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). O parecer, apresentado durante a madrugada, mantém as diretrizes da proposta original do governo Jair Bolsonaro. Foram votos 36 favoráveis e 13 contrários.

O processo de tramitação prevê que sejam analisados, em separado, os  destaques para votação, que podem alterar trechos específicos do substitutivo.

O texto do relator prevê idade mínima de 55 anos, 30 anos de contribuição e 25 anos na atividade para ambos os sexos, além de pensão equivalente ao último salário. Policiais federais e policiais rodoviários federais pedem condições mais favoráveis. Hoje não há idade mínima, mas é necessário tempo de contribuição (30 anos se homem, 25 se mulher) e na atividade (20 e 15).

Como regra transitória para todos os trabalhadores, Moreira propõe idade mínima de 65 anos se homem e 62 se mulher, com tempo de contribuição de pelo menos 20 e 15 anos, respectivamente. No caso dos servidores públicos da União, o tempo de contribuição previsto é maior, de 25 anos, e cumulativamente pelo menos 10 anos no serviço público e 5 no cargo para ambos os sexos.

Depois de concluída a votação dos destaques, a PEC da Reforma da Previdência será levada ao Plenário da Câmara dos Deputados para votação. São necessários 308 votos em dois turnos para o texto ser aprovado na Câmara.

Clique aqui e saiba como votaram os integrantes da Comissão Especial.

Ainda sobre a Reforma da Previdência leia também:

Comissão Especial da reforma previdenciária rejeita destaque defendido por Bolsonaro para beneficiar pessoal da área de Segurança.

Onyx Lorenzoni, comemora a aprovação do texto principal da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara dos Deputados.

Rodrigo Maia acredita que já há votos suficientes para aprovação da Reforma da Previdência no Plenário.