Um dos imóveis a ter a venda autorizada, o Autódromo Virgílio Távora completa 50 anos em 2019. Foto: Danúsio Jr./Site Carros e Corridas.

Em votação realizada nesta quarta-feira (10), a Assembleia Legislativa autorizou a desafetação de sua destinação original 9 imóveis do governo do estado. Na prática, os parlamentares deram a autorização para que o governo venda estes imóveis. Na lista, estão os prédios da Secretaria de Segurança Pública, Parque de Exposição Agropecuária do Ceará (Expoece), o Autódromo Internacional Virgílio Távora e outros:

1- Antiga sede do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO I), na Av. Bernardo Manuel, no Itaperi, em Fortaleza.
2- Parque de Exposições Governador César Cals, na Av. Bezerra de Menezes, Fortaleza.
3- Sede da Cavalaria, na Rua Vicente Nobre Macedo, em Messejana, Fortaleza
4- Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE), na Rua Jaime Benévolo, no José Bonifácio, em Fortaleza.
5- Centro Administrativo Bárbara de Alencar, na Av. Dr. José Martins Rodrigues, no Edson Queiroz, Fortaleza.
6- Sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, na Av. Pontes Vieira, no Dionísio Torres, Fortaleza
7- Sede da Secretaria de Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, na Av. Bezerra de Menezes, no São Gerardo, Fortaleza.
8- Ministério Público Estadual, na Rua Assunção, José Bonifácio, Fortaleza.
9- Autódromo Internacional Virgílio Távora, na Av. Ayrton Senna, no Eusébio.

O Estado argumenta que esse imóveis estariam sendo subutilizados, além de gerarem despesas. Com as concessões, a expectativa de arrecadação é de até R$ 700 milhões. Apenas três deputados se opuseram ao projeto de lei enviado pelo Poder Executivo, Heitor Férrer (SD), Renato Roseno (PSOL) e Fernanda Pessoa (PSDB). A parlamentar do PSDB mostrou-se preocupada com a realocação da Expoece, enquanto um novo parque de exposições é construído em nova área já adquirida pelo governo em Caucaia. Integrante da base governista, Acrísio Sena (PT) também mostrou-se preocupado com o assunto. O líder do governo, deputado Júlio César Filho (Cidadania), informou que já foi acertado que os expositores farão a feira provisoriamente no Centro de Eventos do Ceará.

Ouça a declaração do deputado Júlio César Filho:

Outro ponto questionado por alguns deputados, inclusive que aprovaram o projeto de lei, como Dr. Carlos Felipe (PCdoB), foi a questão do autódromo do Eusébio. O líder do governo na Casa explicou que não se trata, por agora, da venda dos imóveis, mas a autorização para uma futura venda, caso haja viabilidade econômica e interesse de compradores.

Renato Roseno questionou o fato de governistas exaltarem as boas condições das contas do governo, enquanto buscam vender diversos imóveis para fazer caixa. “Isso mostra uma incoerência imensa”, bradou o psolista no Plenário. Julinho rebateu a argumentação do colega dizendo que é esse tipo de ação do governo que permite que ele tenha as contas no lugar, sem atrasar pagamento de servidores.