Deputado Heitor Férrer, ao centro, foi autor do requerimento da Sessão Solene. Foto: Blog do Edison Silva.

Nesta terça-feira (25), para celebrar e homenagear o Dia da Imprensa, a Assembleia Legislativa, em sessão solene, agraciou alguns jornalistas pelo “reconhecimento e contribuição de seu trabalho no exercício profissional”. Os jornalistas Abílio Gurgel, Adísia Sá, Daniel Aderaldo, Edison Silva, Eliomar de Lima, Ian Gomes, Narcélio Limaverde, Nirez Azevedo, Paulo Rocha, Robério Lessa, Roberto Moreira e Tom Barros foram homenageados.

Além destes também foram agraciados o presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro, o presidente da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), João Ferreira, o diretor-presidente da VSM Comunicação, Marcos André Borges, e o presidente da Associação de Emissoras de Rádios e Televisão (Acert) e diretor do Sistema Verdes Mares, Paulo César Norões.

O requerimento da homenagem foi de autoria do deputado estadual Heitor Férrer, do Solidariedade e Dra. Silvana, do PL.

Dia da Imprensa

Até o ano de 1998, o Dia da Imprensa era celebrado no dia 10 de setembro, data da publicação do primeiro periódico de notícias da Família Real Portuguesa, o “Gazeta”. Contudo, no ano seguinte, por meio da Lei nº 9.831, de 13 de setembro de 1999, de autoria do deputado Nelson Marchezan (RS), a celebração mudou de data e virou a ser comemorada no dia 01 de junho, dia em que o “Correio Braziliense” começou a ser rodado, também no mesmo ano de 1808, antes mesmo do “Gazeta”.

Apesar de ser celebrado no dia 01 de junho, por motivos de choque de datas, a ALECE decidiu mudar a data da condecoração para esta terça-feira (25).