Deputado Fernando Santana. Foto: Assembleia Legislativa.

Durante o tempo para explicações pessoais, na sessão desta quarta-feira (24) da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Fernando Santana (PT) garantiu que o serviço de telefonia do Samu no Cariri não deixará de ser realizado diretamente da região. O parlamentar disse ter ouvido de diversos servidores do órgão, além de usuários do serviço no Cariri, manifestações de preocupação com a possível retirada do serviço de telefonia da região. Eles afirmaram ao deputado que haveria um projeto para centralizar esse serviço no Samu do Eusébio.

O parlamentar afirmou ter entrado em contato com o Cel. Vasconcelos, do Samu, que garantiu estarem suspensos os estudos que avaliavam essa possibilidade. “Quero tranquilizar a população cearense, mais especificamente o povo do Cariri, afirmando que está suspensa a retirada do serviço de regulação do Samu na região”, disse Santana, acrescentando que Vasconcelos pediu um encontro com os prefeitos da região, para ampliar a parceria entre o órgão e as localidades.

Santana ressaltou ser importante que o atendimento telefônico das ocorrências seja feito por alguém que conheça a região, mais familiarizado com os nomes das ruas, com as localidades. “Retirar esse serviço do local o distanciaria da população. Desde que fora instalado no Cariri, o Samu já atendeu 160 mil ocorrências, 32 mil por ano, cerca de 2.600 por mês, o que já justifica a permanência na região”, concluiu.