Plenário parcialmente vazio, no fim da manhã desta quarta-feira, durante a parte final da sessão da Assembleia. Foto: Blog do Edison Silva

Os deputados estaduais Vitor Valim (PROS), Soldado Noélio (PROS) e Delegado Cavalcante (PSL), dominaram a parte final da sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (13), criticando a área da Segurança do Estado. O deputado Acrísio Sena (PT) fez a defesa do Governo, antes da chegada em plenário do vice-líder governista Walter Cavalcante (MDB). A oposição reclamou de salário e déficit do contingente policial militar e civil, de insatisfação da tropa.

Ao contestar nas críticas, Acrísio Sena destacou a atenção dispensada pelo governador Camilo Santana à questão da Segurança, apontando a melhoria salarial e ampliação da tropa, para afirmar, com base em informações dadas, segundo ele, pelo Comandante da Polícia Militar, que o único problema dos policiais é “o distúrbio psicológico” que atinge a muitos militares, por conta do trabalho estafante. O vice-líder do Governo, deputado Walter Cavalcante disse que reforçava as palavras de Acrísio, acrescentando que o Governo só precisa “contratar mais psicólogos” para atender aos policiais.

A discussão sobre a Segurança no Estado começou com o pronunciamento do deputado Vitor Valim, destacando a impossibilidade de todos terem trânsito livre em vários pontos do Estado, por conta das ações de criminosos. Depois foi a vez do deputado Soldado Noélio de reclamar da falta de gerenciamento do Sistema de Segurança, citando como exemplo o Município de Canindé, onde, segundo ele, várias viaturas estão paradas na delegacia por falta de policiais para patrulharem a localidade. Noélio também falou de salário dos policiais.

Por fim, o deputado Delegado Cavalcante. Ele centrou suas críticas mais nas deficiências da Polícia Civil, mas também destacou a insatisfação de policiais militares, chegando a defender que o Secretário da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque Araújo, assuma a Secretaria de Segurança. Delegado Cavalcante quer utilizar os espaços da Comissão  de Defesa Social da Assembleia para discutir mais sobre a Segurança no Ceará.

O secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Élcio Batista, chegou ao plenário da Assembleia, ao fim da discussão sobre a questão da Segurança. Ele foi fazer uma visita ao presidente da Casa, deputado José Sarto e depois foi até o plenário, onde cumprimentou os poucos deputados que lá estavam.