A bancada do PDT deverá se reunir, neste fim de semana, para definir as cinco comissões que deverão ficar sob a presidência de pedetistas. Entre as comissões que deverão ficar sob o comando da sigla, estão a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Orçamento, Finanças e Tributação. Também será definido no encontro a confirmação de Guilherme Landim, deputado estreante na Assembleia Legislativa, como líder da bancada pedetista na casa.

“Nós vamos sentar com a bancada para ver qual a identificação maior de cada parlamentar, qual o interesse de cada um para que a gente vá também atrás de outros espaços”, afirmou o deputado Guilherme Landim (PDT), que deve ser confirmado, durante a reunião, como o líder da bancada pedetista. Segundo ele, devem ser indicados para presidir as comissões apenas deputados do PDT que ficaram de fora da composição da Mesa Diretora.

O deputado Queiroz Filho, também novato na Casa, articula seu nome para presidir alguma comissão temática. Ele tem interesse particular na  CCJ, na de Educação e na de Seguridade Social e Saúde”. Marcos Sobreira, que já mostrara interesse particular pela Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, trabalha o seu nome para mais de uma comissão, e declarou estar “à disposição do presidente [José Sarto]” para assumir o cargo que melhor se encaixe na conjuntura da sigla. Já Salmito Filho disse não pleitear nenhuma comissão. “Estou focado em apresentar e defender ideias a partir do nosso mandato”, afirmou.

Mais espaço

O PDT pode acabar tendo ainda mais comissões caso se formalize o bloco com o PP e PSD. No entanto, segundo a deputada Patrícia Aguiar (PSD), as conversas sobre a formação do bloco ainda estão no início e não há definição. A deputada disse ainda que a sigla tenta emplacar o nome da deputada Érika Amorim (PSD) no comando da Comissão da Infância e Adolescência.

PT

No PT, o deputado Acrísio Sena articula seu nome para a presidência da Comissão da Educação, enquanto seu colega, deputado Moisés Braz, visa as de Orçamento, Finanças e Tributação ou do Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca. Até agora, o PT, segundo alguns integrantes da sigla,  não teria sido contemplado com bons espaços no secretariado do governador Camilo Santana (PT) e ainda perdeu a liderança do Governo na Assembleia, que iria para Elmano Freitas. A maior vitória do partido foi a nomeação de Fernando Santana para a primeira vice-presidência da Casa, garantida através da interferência do governador.

Liderança do Governo

O líder do Governo na Assembleia Legislativa deve ser anunciado nos próximos dias pelo governador Camilo Santana (PT), porém, ao contrário do que estava sendo ventilado, petista e pedetistas estão fora da lista de cotados. “Nenhum parlamentar do PT ou do PDT está hoje na lista de nomes cotados para a liderança”, afirmou o deputado Acrísio Sena (PT), que chegou a ser cotado para a função assim como seu correligionário Elmano Freitas (PT). O petista ainda garantiu o apoio da bancada do PT a qualquer nome escolhido por Camilo.

O deputado Guilherme Landim (PDT) confirmou que a liderança do Governo não deverá ficar com o PDT e disse que ainda não há definição sobre de qual partido sairá o próximo líder. Nos últimos quatro anos, a função foi exercida pelo deputado Evandro Leitão, hoje primeiro-secretário da Mesa Diretora.