Deputados se movimentam em torno da eleição da Mesa Diretora. Foto: Assembleia Legislativa/Divulgação.

O deputado estadual José Sarto (PDT) voltou de viagem e, segundo aliados na disputa pela Presidência da Assembleia, avançou nos seus contatos com os irmãos Cid e Ciro Gomes, as principais lideranças do seu partido no Ceará, e com o governador Camilo Santana. O deputado Tin Gomes (PDT), por sua vez, outro postulante ao comando do Legislativo cearense, está sendo apresentado, por  aliados seus na disputa, como o candidato da Casa. O deputado Carlos Felipe (PCdoB), hoje, para um grupo de servidores e jornalista, confirmava que Tin, após a saída de Zezinho Albuquerque da disputa, era o candidato dos deputados.

O deputado José Sarto, antes de tirar uns dias de férias, fora do País, evitava falar sobre a disputa, mas conversava, reservadamente, com os colegas pedindo voto para ser presidente. Sua proximidade com Ciro Gomes, facilitou os contatos. Nas últimas horas ele retomou os contatos, segundo afirmam, animados com o apoio das lideranças do partido. Ontem, Tin Gomes teve uma longa conversa, reservada, com o presidente Zezinho Albuquerque, e depois com um grupo de aproximadamente oito parlamentares, no próprio gabinete da Presidência da Assembleia. Antes, ele teria conversado com o presidente estadual do PDT, deputado André Figueiredo.

Além de Sarto e Tin, também trabalha para ser presidente, o deputado Evandro Leitão, atual líder do Governo na Assembleia. Sua movimentação é mais discreta. Para correligionários de Tin e Sarto, Evandro pode ser indicado para a primeira secretaria da Assembleia, a segunda mais importante da Mesa Diretora. Não está descartada a possibilidade de pelo menos dois outros nomes de deputados pedetistas ingressarem na lista de candidatos à Presidência. A eleição dos novos dirigentes da Assembleia será logo após a posse dos 46 deputados eleitos em outubro passado, no dia primeiro de fevereiro.