Filiados ao PSDB cearense, nesta terça-feira, estavam com suas atenções voltadas para o encontro dos deputados federais do partido, eleitos e reeleitos neste ano, em Brasília, para um momento de confraternização e discussão sobre o futuro da agremiação. No fim da tarde os deputados iam estar com o presidente nacional da sigla, Geraldo Ackmin, candidato derrotado nas eleições presidenciais deste ano, no momento preparando a convenção nacional que elegerá o novo presidente do partido.

O sentimento de tucanos cearenses, informados de toda a movimentação em Brasília, pelo deputado Raimundo Gomes de Matos, não reeleito neste ano, é de os tucanos vão aderir ao Governo Bolsonaro, tamanha é a pressão dos novos deputados, e, também do governador eleito de São Paulo, João Doria. O senador Tasso Jereissati, a principal liderança tucano no Ceará, está no encontro da Fundação Lemann, na Inglaterra, onde também estão outros cearenses já relacionados neste blog, só chega ao Ceará no próximo fim de semana.

Além da questão nacional, o problema local é considerado muito sério para o PSDB. O partido terá que renovar sua direção estadual em abril, no mês seguinte à mudança do comando nacional, mas não tem quadros com a determinação de realmente soerguer a agremiação, muito debilitada em razão do resultado do último pleito. Há quem admita que Roberto Pessoa, recém filiado ao partido e o único deputado federal eleito pela sua legenda neste ano, acabe sendo a salvação tucana, embora num passado não muito distante tenha sido um dos seus principais opositores.

As eleições municipais de 2020, pelas novas regras, inclusive sem as coligações proporcionais, serão as mais difíceis, de todos os últimos anos, para os partidos sem a devida estrutura popular, como é o caso do PSDB. Filiados ao partido, reservadamente, já antecipam que não há chance de eles terem candidato próprio competitivo em Fortaleza, inclusive coligado, pois suas relações com o Capitão Wagner, um dos nomes em condições de disputa pela Prefeitura da Capital, acabou muito esgarçada na coligação deste ano.