Sargento Reginauro lamentou a morte de um policial militar. Foto: ALCE

O assassinato de um policial militar da reserva levou o deputado Sargento Reginauro (União) à tribuna da Assembleia Legislativa para lamentar o ocorrido e cobrar do Governo do Estado maior empenho para evitar que casos como esse voltem a ocorrer. Bombeiro Militar, o parlamentar criticou o governador Elmano de Freitas, pois segundo ele não há comoção por parte do chefe do Executivo Estadual quando um agente de segurança é atacado por bandidos.

Segundo ele, a vítima José Ribeiro tinha 70 anos, era da reserva remunerada da Polícia Militar e foi assassinado enquanto trabalhava. “E aí vocês me perguntam o porquê de ele trabalhar já com 70 anos. Porque essa é a realidade da categoria. Aquele policial é obrigado a continuar trabalhando, por meio de segurança particular, sem qualquer amparo legal, para se sustentar, para comer, para pagar suas contas”, disse.

Conforme informou, o salário da Polícia do Ceará é o menor do Brasil. Para ele, a população do Ceará “está entregue à própria sorte” no que diz respeito à segurança pública. “Temos um governo completamente incompetente nessa área. Prometeu na campanha que cuidaria pessoalmente do assunto, mas até hoje não teve nenhuma reunião com a tropa. Parece não se preocupar com a vida humana, com aquele servidor que sacrifica sua vida em defesa da sociedade”.

“É só buscando likes em redes sociais, usando colar de índio, com o MST ou outras pautas ideológicas da esquerda” – (Sargento Reginauro)

Ele lembrou projeto do Governo da Bahia, que adotou o reconhecimento facial para a captura de bandidos.“Tem um projeto em andamento na Bahia, o governador é inclusive do PT. Pergunte quantos criminosos foram presos só esse ano lá com reconhecimento facial? Vá para cima, governador. O senhor tem uma tropa pronta pra trabalhar, mas precisa de comando”, salientou.

O deputado Alcides Fernandes (PL) cobrou mais celeridade na investigação do assassinato do vereador Erasmo Morais (PL), do município de Crato. “A população do Crato ainda está perplexa com o assassinato do vereador Erasmo. Inclusive avisou que estava sendo ameaçado. Cadê essa investigação? Nenhuma resposta até agora. Vamos, governador, faça alguma coisa”.

Profissionais

Líder do Governo, o deputado Romeu Aldigueri (PDT) afirmou que diversas proposituras já foram debatidas e aprovadas na Assembleia visando melhorar o efetivo policial, valorizando profissionais e investindo em equipamentos.  Ele lembrou, ainda, que nesta quarta-feira (22), uma operação policial realizou busca e apreensão em diversos municípios cearenses, somando 62 mandados de prisão preventiva no Cariri além de diligências também fora do Estado.