Deputado Luiz Henrique aponta dados sobre mortes relacionadas ao consumo de álcool. Foto: Assembleia Legislativa

O segundo tema que movimentou o plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (02) foi o projeto de lei que permite a venda de cervejas nos estádios do Ceará. O deputado apóstolo Luiz Henrique foi o primeiro a tratar do assunto. Ele condenou o projeto. O deputado Evandro Leitão, autor da proposição neste ano, rebateu as críticas.

Para Luiz Henrique, a liberação de bebidas nos jogos vai aumentar a violência no Estado. “Notícias veiculadas na imprensa questionam quem vai pagar o preço quando uma tragédia acontecer nos estádios com a liberação do álcool. Isso é muito sério. É a vida das pessoas”, assinalou.

Ele destacou que as pessoas deveriam ir aos estádios com o intuito de assistir aos jogos, e não de beber. “Uma pessoa não pode ficar 90 minutos sem beber? Não sabe se divertir sem um copo de álcool nas mãos? Uma pessoa bêbada se transforma e pode causar muitos danos”, afirmou.

O deputado ressaltou que quem tem família que frequenta os jogos de futebol deve repensar esse projeto. “Tenho muito respeito ao deputado Evandro Leitão (PDT), autor da proposta, e peço que ele e todos os parlamentares que querem votar a favor repensem. Temos família e estamos aqui nesse Parlamento para defender a sociedade”, afirmou.

Em aparte, as deputadas Erika Amorim e Silvana Oliveira solidarizaram-se com Henrique. O deputado Evandro Leitão, responsável pelo desarquivamento do projeto, apresentado na legislatura passada, respondeu ao pronunciamento do deputado Luiz Henrique.

Para Evandro, o projeto regulamenta a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nas praças esportivas do Estado busca controlar essa prática no entorno de estádios, enfatizando ser “muito fácil criminalizar o futebol. Por que não vão atrás de eventos de UFC e de basquete, em que são permitidos o consumo de álcool?”

Evandro reclamou do que chamou de “hipocrisia”, por já ter ouvido “colegas dizendo que são favoráveis ao futebol e conhecem a realidade dos estádios, mas que não vão votar favoráveis ao projeto, porque foram votados por segmentos opositores a isso”, lamentou o parlamentar.

Evandro Leitão acrescentou ainda que defende o projeto sem interesse econômico ou político. “Meu interesse aqui é a minha convicção de desportista, de frequentar praças esportivas há mais de 40 anos e saber que a violência no futebol não está atrelada à bebida”, pontuou.

Lobistas

Nas proximidades do plenário da Assembleia, no momento do debate, alguns lobistas defensores da venda de cervejas nos estádios sobre a alegação de que os clubes de futebol cearense poderão amealhar mais alguns recursos. O ex-deputado Gony Arruda era um dos lobistas, chegando inclusive a ficar no plenário, reprovando, em reservado, o pronunciamento do deputado Luiz Henrique.

O projeto que autoriza a venda de cervejas nos estádios do Ceará já está em condições de ser votado na próxima quinta-feira (03).